A comunicação com os espíritos.

Compartilhamos o espaço do BlogCeismael para os artigos de nossos companheiros. E quem faz a inauguração é Fábio Fadel, que é instrutor do 1º ano do Curso de Educação Mediúnica e palestrante com vários temas expostos no Centro Espírita Ismael  --  convidado também em outras Casas. Fábio Fadel está no Espiritismo há mais de 10 anos e é um estudioso das obras de Allan Kardec, tendo a admiração maior pelo "Livro dos Espíritos". Segue abaixo o artigo encaminhado pelo nosso companheiro – e aguardamos a colaboração de todos.
" Logo que o professor Rivail (futuro Allan Kardec) começou a ter contato com as informações vindas do mundo invisível, deve ter imaginado o quanto seria complicado saber se essas informações eram confiáveis ou não.  Ele observou que os Espíritos, sendo as almas dos homens que haviam partido, não possuíam o mesmo conhecimento e que seu saber era limitado ao grau do seu adiantamento. Isso, disse Rivail, evitou-lhe o grave problema de crer na infalibilidade dos Espíritos e o preservou de formular teorias preconcebidas e prematuras baseadas na opinião de um só ou de alguns deles. Por esse motivo, um método deveria ser criado para que informações errôneas não fossem colocadas no corpo da Doutrina Espírita.
Herculano Pires sintetiza em 4 pontos o chamado método kardequiano, que nos possibilitou a codificação da Doutrina Espírita, uma obra que o tempo cada vez mais confirma e reafirma, sem nela produzir um único arranhão:
1. Escolha de colaboradores mediúnicos insuspeitos, do ponto de vista moral, da pureza das faculdades e da assistência espiritual.
2. Análise rigorosa das comunicações.
3. Controle dos espíritos comunicantes, através da coerência de suas comunicações e do teor de sua linguagem.
4. Controle universal do ensinamento dos espíritos: concordância entre as várias comunicações, através de médiuns diversos em diferentes lugares.
A Revista Espírita foi fundamental para o quarto item. "O Livro dos Espíritos" surgiu inicialmente com 501 questões, em 18/04/1857.  Na quinta edição, ocorrida em 1861, já eram 1018 questões.
Kardec era o centro mundial que recebia mensagens e comunicações de todos os cantos, inclusive do Brasil. Ele escreveria em 1864, no item II da introdução ao "Evangelho Segundo o Espiritismo": "A única garantia séria do ensinamento dos Espíritos está na concordância que existe entre as revelações feitas espontaneamente, por intermédio de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares".
Convido ao leitor amigo a ler no final de "O Livro dos Médiuns" as comunicações apócrifas e perceber o cuidado que Kardec teve para nos passar somente informações verdadeiras.  Hoje em dia, inúmeros livros estão sendo editados e o maior reconhecimento que podemos ter ao enorme trabalho do codificador é analisarmos essas informações e nos certificar que são realmente verdadeiras."
"Mais vale repelir dez verdades do que admitir uma única mentira, uma única teoria falsa".  (Livro dos Médiuns – cap. 20, item 230)
( enviado por Fábio Fadel )

10 comentários:

Pessoas do meu convívio, já procuraram Centros Espíritas na ânsia desenfreada de contato com entes recém - desencarnados, e ficaram decepcionados pela falta de conhecimento sobre a Doutrina. Por esta razão, faz-se necessário, no meu ponto de vista, o preparo e discernimento dos médiuns envolvidos no processo para o acolhimento dessas pessoas. Não há outro caminho para o esclarecimento sobre o assunto a não ser pelo estudo espiritual.

É muito útil que materiais como estes estejam disponíveis para todos através da Internet.
Informações sobre Kardec, sobre a codificação é sempre bem vinda, e nunca é demais.
Parabéns ao Ceismael pelo conteúdo do Blog,pelo conteúdo de todo o site, que a mim em particular, ajuda bastante na pesquisas de bons materiais para aulas e palestras.

Parabéns ao Ceismael, parabéns ao colaborador Fábio Fadel, que nos trouxe um assunto tão sério e importante de uma forma descontraída e de facíl entendimento, nos despertando a vontade de estudarmos mais sobre o assunto. É exatamente isso que a doutrina espirita necessita, espero ler mais artigos desse porte.

Informações como esta acima nos acalenta, reconforta e aquece nossos corações. Principalmente em um mundo materialista, individualista e altamente competitivo no qual todos nós vivemos! Notem a preocupação de Kardec com a veracidade das informações,sobre a codificação e estudo contínuo. Congratulações ao CEI e ao colaborador Fábio Fadel, sempre elucidando melhor os fatos...

O artigo apresentado por Fábio Fadel vem de forma esclarecedora, colaborar com nosso aprendizado a respeito da veracidade e do cuidado de Kardec nos estudos voltados a doutrina o que nos faz refletir sobre estarmos atentos ao que lemos e analisarmos profundamente os ensinamentos trazidos, pois hoje existe uma vasta gama de informações de fácil acessibilidade que necessitam realmente de um olhar criterioso.
Aguardo mais publicações desse nível no blog.
Parabéns ao CEIsmael.

É uma satisfação poder ler uma crônica escrita por Fábio Fadel, o trabalho de Kardec colocado de uma forma simples, fácil de ser compreendido por quem conhece e por quem não conhece essa doutrina maravilhosa. É sempre importante alertar sobre o que é verdade ou não. A frase que o Fábio usou tirada do Livro dos Médius foi a primeira lição que tive em um centro espírita e me ajudou muito a não ter "medo de duvidar". Parabéns Fábio e parabéns ao CEIsmael pela iniciativa.

Primeiro quero agradecer ao Fábio, eu o admiro muito como pessoa e também o seu trabalho. Eu sou novo da Espiritismo, e ainda tenho muito a aprender, mas com ele (Fábio), tive a oportunidade e o prazer de dar os primeiros passos no espiritismo, aprender e esclarecer as dúvidas. O artigo é ótimo, porque além dos livros, revistas e palestras, o Blog também é uma ferramenta muito importante para ampliar os nossos conhecimentos, compartilhar e colocar em prática. Li no Evangelho Segundo o Espiritismo: "O Espiritismo é a ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal;...O Espiritismo é a chave com a ajuda da qual tudo se explica com facilidade" (Cap. 1 - item 5). Um grande abraço. ASs: Anderson Nascimento

Adorei o texto, esta bem claro e objetivo, antes de conhecer a doutrina espírita, li alguns artigos e livros que eram ao meu ver de difícil compreensão, e isso me fez por um tempo, deixar de lado o interesse por esse conhecimento. Mas agora, estudando a doutrina, tendo como referência ótimos professores no CEIsmael, tenho cada vez mais sede de conhecimento. A linguagem é facil, o ambiente é harmônico, deixei de lado aquela idéia de que doutrina espírita se restringia aos livros de romance e vi que ela pode mudar nossas vidas para muito melhor. Hoje sou outra pessoa e quero aprender acada vez mais. Adorei o blog. Andreia Bovolato

Fábio, primeiramente, obrigado por nos trazer estas informações tão indispensáveis para a compreensão da doutrina como um todo.
Eu pretendia fazer após o início das aulas, o que vou fazer agora, mas não posso perder o ensejo desse artigo.
Esses dias na internet, eu li um texto que faz uma crítica sobre o âmbito científico da doutrina espírita. Li por completo, e tive que admitir que além de construtiva, trata-se de uma crítica muito consciente. O autor desse artigo comenta, inclusive, os quatro métodos citados por Herculano Píres.
Apesar de tratar o assunto "exclusivamente" do ponto de vista científico, o que não permite classificar o espiritismo como uma pseudo-ciência, esta critica corrobora com aquela minha velha opinião que eu comento muito contigo...que apesar da minha fé, tenho dúvidas se já estamos num estágio em que se pode afirmar seguramente, com 100% de certeza científica, a existência dos espíritos, apesar das evidências estarrecedoras que se apresentam no campo da fenomenologia mediúnica, ou se ainda não nos falta ainda alguns passos para isso.
Gostaria de levar essa discussão ao centro espírita, jamais no intuito de exaltar qualquer opinião particular minha, mas para colher as impressões de vocês instrutores, mais experientes e esclarecidos no assunto, já eu não posso me considerar conhecedor da "filosofia da ciência".
Fiz também um comentário sobre o artigo. Gostaria que lêsse também, se eu for digno disso.
Esse é o link do artigo:
http://ateus.net/artigos/critica/espiritismo-ciencia-e-logica/
Recomendo a leitura completa. Abraços! Estou ansioso para voltar às aulas!

Parabéns ao Fabio Fadel, pelo artigo publicado e também pelo excelente trabalho, dedicação e carinho que tem com todos da casa (Centro Espírita Ismael), seja como expositor, professor ou amigo. Graças as Deus tivemos na Terra, um ser (Allan Kardec), que pôde nos embriagar com seu grande conhecimento da Doutrina Espírita, e trazer de presente para todos nós, o Livro dos Espíritos que é o caminho que nos mostra como podemos chegar gradativamente a evolução espiritual. Fabio continue com este trabalho explendido que faz, trazendo para todos nós assuntos tão interessantes como este, para que não esqueçamos que temos sempre que mudar para melhor. Parabéns ao Centro Espírita Ismael pelo sucesso do Blog.
Aneli Bonini

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa