155 anos de "O Livro dos Espíritos"

Não poderíamos deixar de registrar. Espíritas de todo mundo, comemoraram nesta 4ª feira (18 de abril), o aniversário de 155 anos do lançamento da primeira edição de "O Livro dos Espíritos". E para muitos, a data é considerada ponto inicial de propagação da Doutrina Espírita.  O primeiro livro da Codificação, organizado por Allan Kardec, é um agrupamento de perguntas e respostas ditadas pelos espíritos superiores. Para compor a obra, Kardec reuniu respostas semelhantes para as mesmas perguntas feitas por médiuns diferentes em diversas partes do mundo. Aquelas que se confirmavam pela comparação, foram selecionadas para compor a obra.  Pouca gente sabe, mas a primeira edição de O Livro dos Espíritos possui apenas 501 questões. Após seu lançamento, Kardec iniciou um processo de revisão do trabalho que resultou em 1960, no lançamento da segunda edição do livro, já com 1.019 perguntas. Os temas abordados na obra variam desde origem e a destinação futura do homem, até questões fundamentais como o que é Deus. Kardec também se preocupou em apresentar a essência da Doutrina Espírita, mostrando o seu tríplice aspecto que contempla questões filosóficas, a ciência espírita e a religião, ao propor a aproximação do homem a Deus.
"O Livro dos Espíritos" é a obra que contém os princípios da Doutrina Espírita, sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e sua relações com os homens; as leis morais, a vida presente, a vida futura e o futuro da Humanidade segundo os ensinos dados pelos Espíritos Superiores com a ajuda de diversos médiuns. A obra se divide em quatro partes ou livros:
Livro Primeiro – As causas primeiras: aborda a noção de divindade, Criação e elementos fundamentais do Universo.
Livro Segundo – Mundo Espírita ou dos Espíritos: analisa a noção de Espírito e toda a série de imperativos que se ligam a esse conceito, a finalidade de sua existência, seu potencial de auto-aperfeiçoamento, sua pré e sua pós-existência e ainda as relações que estabelece com a matéria.
Livro Terceiro – As leis morais: trabalha o conceito de Leis de ordem Moral, consideradas como as leis naturais ou Divinas, a que está submetida toda a Criação. São elas: lei de adoração, de trabalho, de reprodução, de conservação, de destruição, de sociedade, de progresso, de igualdade, de liberdade e de justiça, amor e caridade.
Livro Quarto – Esperanças e Consolações: consiste em ponderações sobre o futuro do homem, seu estado após a morte, as alegrias e obstáculos que encontra na vida além-túmulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa