Allan Kardec foi a reencarnação de John Hus

Defendendo a crença de que a fé vem pelo ouvir e que só a Bíblia é a Palavra de Deus, Hus a ensinou abertamente na Universidade de Praga onde alertou a todos do abuso do cristianismo de sua época. Perseguido pela hierarquia da igreja Católica Apostólica Romana, foi preso e condenado à morte na fogueira onde morreu cantando louvores. JOHN HUSS foi um erudito clérigo alemão, viveu cem anos antes de Martinho Lutero e da reforma protestante. Ele estava convencido da necessidade de apresentar a Bíblia na língua do povo, acreditava que salvação vem só pela fé em Jesus Cristo e que só a Bíblia é a Palavra de Deus. Hus ensinou isso abertamente na Universidade de Praga e à sua igreja, e alertava para os abusos do Cristianismo da sua geração. Em vez da missa em latim, Hus introduziu várias mudanças como o cântico de hinos pelo povo, e assim provocou a ira da hierarquia da igreja. Conheça a desafiante história de um homem corajoso, motivado pela dedicação e fé em Jesus, mesmo diante de perseguições. Acusado. Preso e condenado à morte na fogueira, um inovador, um mártir.

Assista a íntegra do filme produzido em 1977 pela Gateway Films, com duração de 54min36, que está disponibilizado no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=YZglUlGs6ac&feature=related .

(Obs.: Há outros filmes sobre a vida de John Hus disponiveis em locadoras, na internet/YouTube ou compra em DVD, inclusive lançamento da Versátil Filmes - com o título "Jan Hus - O Reformador Cristão").

E os produtores do filme fazem a pergunta: Até onde estamos dispostos ir defendendo nossa fé em Jesus Cristo ?

A seguir a biografia/perfil publicada no site http://www.ceismael.com.br , no item "Vultos do Espiritismo", organizado por Sérgio Biagi Gregório.

"John Hus é a encarnação anterior de Allan Kardec, viveu num século de contradições religiosas. Pregador da Universidade de Praga, nasceu em Hussinet, perto de Fichtelgebirge, na Boêmia, cerca da fronteira bávara e do limite lingüístico entre o alemão e o checo, em 1373, e morreu queimado na fogueira em 1415.  Ele foi influenciado pelas idéias de Wiclef (1333-1384), teólogo e reformador inglês, que  desenvolveu alguns tratados sobre o dominiun, ou seja, a idéia de que o poder vem de Deus e apenas é legítimo naqueles que se encontram em estado de graça. As suas teses contrariavam os interesses da Igreja católica: expressava-se contra o poderio papal, os votos religiosos, os benefícios e riquezas do clero, as indulgências e a concepção tradicional acerca do sacerdócio. Com isso sofreu inúmeras admoestações por parte do clero.
Huss, como professor da Universidade de Praga, distinguiu-se nas discussões mais abstratas e no conhecimento de Aristóteles, da Bíblia e dos Santos Padres. Buscou no escritos de Matias Janov e Chtitny a solução para as suas inquietudes religiosas. Matias Janov e Chtitny propagavam a consideração da Bíblia como única fonte de verdade e de fé. Essa influência afastou Huss da doutrina católica e sua heterodoxia se reforçou na leitura das obras de Wiclef, particularmente do Dialogus e Trialogus, trazidas de Oxford por Jerônimo de Praga. A Igreja, naquela época, estava em crise: dividida pelo Cisma do Ocidente, ameaçada pela ressurreição das antigas heresias e a formulação de novos postulados antidogmáticos. Eis que surge na Boêmia um outro foco, muito mais perigoso que o de Wiclef. É que Huss apresenta-se como reformador religioso e como caudilho nacional, papel muito semelhante, desempenhado um século mais tarde, por Lutero na Alemanha.
Huss, tradutor das obras de Wiclef, propagou várias teses antidogmáticas. Baseando-se nos escritos de Wiclef, negou a necessidade de confissão auricular, atacou como idolátrico o culto de imagens, da Virgem Maria e dos Santos e a infalibilidade papal. Com isso, teve a ira do clero contra a sua pessoa, que após várias admoestações acabou sendo queimado no dia 06/07/1415. Ao seu lado morreu Jerônimo de Praga. A sua luta não foi em vão. Depois disso, houve mais tolerância entre os credos religiosos.
Fonte de Consulta - CANTU, C. , SEIFERT, J. L. Os Titãs da Religião; e VERBO ENCICLOPEDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa, Editorial Verbo, 1976
(mb/10-04/2012)



1 comentários:

Faça me um favor - pense! nunca será a encarnação de John Huss Hb. 9.27

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa