CEIsmael: um pouco de nossa história.

50 Anos de Centro Espírita Ismael. Um pouco de sua grande história foi contada no sábado passado (14/04), com as palestras-depoimentos de Terezinha Sgulmar (atual vice-presidente, diretora de do Departamento Espiritual e instrutora do Curso de Educação Mediúnica-CEM), João Zilio Grillo (sócio fundador e ex-diretor) e José Antenor Gomes Filho (ex-presidente por quatro gestões e instrutor do CEM). Eles puderam dar uma ideia a um público de aproximadamente 50 pessoas como é a fundação de um Centro Espírita e suas responsabilidades morais e espirituais.
Foi uma noite inesquecível. A vice-presidente do Centro Espírita Ismael, Terezinha Sgulmar, fez colocações importantes sobre as responsabilidades e o funcionamento do Centro Espírita, inclusive com referências ao livro "Dimensões Espirituais do Centro Espírita", de autoria de Suely Caldas Schubert. Neste livro, a autora demonstra, com base em extensa e rica bibliografia, que o Centro Espírita não é apenas uma construção física, adequada às necessidades de natureza educativa, mas é, sobretudo, "uma edificação espiritual, cujas bases devem estar fincadas na rocha da Espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas". E um fato muito importante foi a revelação de "croquis" de planta baixa de uma colônia espiritual desenvolvida antes mesmo da fundação do Centro Espírita Ismael – veja mais detalhes/fotos no http://www.facebook.com.br/centroespiritaismael e na íntegra da palestra-depoimento que será brevemente postada no You Tube.
Em seguida, tivemos a palestra-depoimento de João Zilio Grillo que é sócio fundador do Centro Espírita Ismael, que teve uma participação significativa na fase inicial de nossa Casa. Ele foi por muitos anos o tesoureiro principal e com participação ativa em todos os departamentos. O seu irmão Antonio Grillo foi um dos presidentes de nossa Casa, tendo também quase toda a família envolvida nos trabalhos. Em seu depoimento, João Zilio Grillo lembrou das passagens de vários presidentes e trabalhadores. Ele lembrou também as dificuldades da época, inclusive a situação financeira de nosso Centro Espírita e como foi adquirida o imóvel onde está a nossa sede. E mostrou uma passagem importante da primeira reunião mediúnica e a mensagem do mentor para as responsabilidades do Centro Espírita Ismael. 
E fechando a noite de grandes lembranças, o nosso companheiro José Antenor Gomes Filho – que foi quatro vezes presidente de nossa Casa Espírita, nos anos de 1982/1985, 1985/1988, 2000/2003 e 2003/2006 – lembrou outros fatos e como desenvolvemos os trabalhos na Casa. Gomes fez também lembranças como foi adquirido o imóvel de nossa sede, como foram as construções dos prédios da sede e Assistência Social, a compra do terreno e a construção da unidade II/Cursos  e referências a muitos trabalhadores e famílias que passaram pelo nosso Centro Espírita. Com muitas fotos históricas ilustrou essas fases. Não esqueceu dos eventos e das atividades do pessoal da Mocidade, com as gincanas e as peças de teatro.
Todos esses acontecimentos mostram a importância e a responsabilidade de centenas de trabalhadores, que dedicam horas de seus dias para a doação de muito amor aos que frequentam a nossa Casa Espírita. E estamos no ano do Cinquentenário do Centro Espírita Ismael, que se traduz em muita alegria e muitas vibrações a todos. ( Publicamos um álbum com 64 fotos selecionadas das palestras-depoimentos e dos croquis da cidade espiritual Ismael – acesse http://www.facebook.com/centroespiritaismael.  Nos próximos dias, postaremos as íntegras das três palestras-depoimentos no You Tube, com nova nota que aqui será publicada ).


1 comentários:

Ja frequentei a casa fui la por direcao de Deus. So encontrei amor.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa