O perfil de Yvonne do Amaral Pereira

O nosso companheiro Fábio Sper Fadel dá sequência às biografias/perfis de vultos do Espiritismo. Desta vez, ele reservou o perfil de Yvonne do Amaral Pereira, que foi uma das mais respeitadas médiuns e autora de diversos livros psicografados.  Ela teve uma forte atuação por vários anos à desobsessão e à homeopatia. Um de seus grandes seguidores e estudioso é Pedro Camilo, com alguns livros sobre a médium, e que esteve no final do ano passado aqui no Centro Espírita Ismael – o video de sua palestra encontra-se no You Tube, em duas partes: http://www.youtube.com/watch?v=dOdJxPzBd_s


Uma infância diferente -  Yvonne do Amaral Pereira nasceu em 1900 na antiga Vila de Santa Tereza de Valença, hoje Rio das Flores, sul do estado do Rio de Janeiro. Aos 29 dias de nascida, depois de um acesso sufocação, foi tida como morta (catalepsia ou morte aparente). Na verdade, o fenômeno foi fruto dos muitos complexos que carregava no espírito, já que, na última existência terrestre, morrera afogada por suicídio. Durante 6 horas permaneceu nesse estado e, portanto, o velório foi preparado. A mãe se retirou a um aposento, onde fez uma sincera e fervorosa prece a Maria de Nazaré, pedindo para que a situação fosse definida, pois, não acreditava que a filha estivesse morta. Instantes depois, a criança acordava chorando. O funeral foi cancelado e a vida seguiu seu curso normal. Aos 4 anos já se comunicava com os espíritos, aos quais considerava pessoas normais encarnadas. Duas entidades eram particularmente caras: o espírito Charles, que em uma encarnação passada havia sido seu pai , e que tornou-se seu orientador durante toda a sua vida e atividade mediúnica; e o Espírito Roberto de Canalejas, que foi médico espanhol em meados do século XIX, com quem tinha ligações espirituais de longa data. Mais tarde, na vida adulta, manteria contatos mediúnicos regulares com outras entidades como o Dr. Bezerra de Menezes, Camilo Castelo Branco, Frederic Chopin e outras. 

Um lar rico, de amor e caridade - O pai, generoso de coração, desinteressado dos bens materiais, entrou em falência por três vezes, pois favorecia os fregueses em prejuízo próprio. Mais tarde, tornou-se funcionário público, cargo que ocupou até sua desencarnação, em 1935. O lar sempre foi pobre o modesto, conheceu dificuldades inerentes ao seu estado social, o que, segundo ela, a beneficiou muito, pois bem cedo desprendeu-se das vaidades mundanas e compreendeu as necessidades do próximo. O exemplo de conduta dos pais teve influência capital no futuro comportamento da médium. Era comum albergar na casa pessoas necessitadas e mendigos.
Estudou apenas o curso primário, por motivos econômicos, o que representou uma grande provação para ela, pois amava o estudo e a leitura. Mas, por conta própria, leu obras de grandes autores como Goethe, José de Alencar, Alexandre Herculano, Arthur Conan Doyle e outros. Foi também uma estudiosa do esperanto e trabalhou arduamente na sua propaganda e difusão, através de correspondência que mantinha com outros esperantistas, tanto no Brasil, quanto no exterior. Desde cedo teve que trabalhar para o seu próprio sustento, e o fez com a costura, bordado, rendas, flores, etc... 
O livro espírita -  Aos 8 anos teve o primeiro contato com um livro espírita. Aos 12, o pai deu-lhe de presente "O Evangelho segundo o Espiritismo" e o "Livro dos Espíritos", que a acompanharam pelo resto da vida. Aos 13 anos começou a frequentar as sessões espíritas, que muito a encantavam, pois via os Espíritos comunicantes.


A Obra -  Embora desde 1926 tenha recebido numerosas obras por meio da psicografia, somente decidiu publicá-las na década de 1950, após muita insistência dos mentores espirituais. Dentre as mais conhecidas destacam-se:


Memórias de um Suicida – ditado iniciado em 1926 pelo espírito Camilo Castelo Branco, completado posteriormente pelo espírito Léon Denis. Constitui-se num libelo contra o suicídio, descrevendo em sua primeira parte, os sofrimentos experimentados pelos que atentaram contra a própria vida. Na segunda e na terceira partes focaliza os trabalhos de assistência e de preparação para uma nova encarnação. Esta obra é considerada um marco na bibliografia mediúnica brasileira e o melhor exame sobre o suicídio sob o ponto de vista doutrinário espírita.

Nas Telas do Infinito – apresenta duas novelas: uma pelo espírito Bezerra de Menezes e outra pelo espírito Camilo Castelo Branco.

Amor e Ódio – ditado pelo espírito Charles, enfoca o drama de um ex-aluno francês do Prof. Rivail (Allan Kardec), o artista Gaston de Saint-Pierre acusado de um crime que não cometera. Após grandes padecimentos, recebe os esclarecimentos elucidativos por meio de um exemplar de O Livro dos Espíritos, à época em que este foi lançado pelo Codificador.

A Tragédia de Santa Maria – ditado pelo espírito Bezerra de Menezes, ambientado em uma fazenda de café em Vassouras (RJ).

Ressurreição e Vida – ditado pelo espírito Leon Tolstoi, compreende seis contos e dois mini romances ambientados na Rússia dos czares.

Nas Voragens do Pecado

O Cavaleiro de Numiers - segundo volume da trilogia, mostra a encarnação da médium, ainda na França, na personalidade de Berth de Sourmeville.

O Drama da Bretanha – terceiro e último volume da trilogia, ilustra como a médium, agora como Andrea de Guzman, não consegue suportar os embates de sua expiação e se suicida por afogamento.

Dramas da Obsessão – ditada pelo espírito Bezerra de Menezes, compreende duas novelas abordando o tema obsessão.

Sublimação – apresenta dois contos ditados pelo espírito Charles (um ambientado na Pérsia e outro na Espanha) e três contos pelo espírito Leon Tolstoi (ambientados na Rússia).


Como escritora, publicou muitos artigos em jornais populares, produção atualmente desconhecida, que carece de um trabalho amplo de recuperação. São ainda da autora:

A Família Espírita
 

À Luz do Consolador - coletânea de artigos da médium na revista Reformador, originalmente entre a década de 1960 e a de 1980.


Cânticos do Coração - coletânea de artigos publicados no jornal Obreiros do Bem.
 

Contos Amigos


Devassando o Invisível – a autora, sob a supervisão de instrutores espirituais, desenvolve uma dezena de estudos sobre temas doutrinários, com base em fatos por ela observados e vividos no mundo espiritual.
 

Evangelho aos Simples


O Livro de Eneida
 

Pontos Doutrinários – reúne crônicas publicadas na revista Reformador.
 
Recordações da Mediunidade – a autora discorre sobre reminiscências de vidas passadas, arquivos da alma, materializações, premonição e obsessão. 
A Lei de Deus
A Volta -  Nos primeiros dias de março do ano de 1984, Yvonne afirmara que não valeria a pena o trabalho de colocação de um marca-passo. Contudo, submeteu-se à cirurgia de emergência, à qual não resistiu, desencarnando. Retornou assim, ao Mundo Espiritual, uma das mais respeitáveis médiuns do Movimento Espírita Brasileiro, Yvonne do Amaral Pereira, às 22 horas do dia 9 de março daquele ano, após um longo período de atividades na causa espírita.

- primeiro volume de uma trilogia ditada pelo espírito Charles, relata a trágica história do massacre dos huguenotes na Noite de São Bartolomeu (23 de Agosto de 1572), durante uma encarnação anterior da médium na personalidade de Ruth-Carolina de la Chapelle.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa