“Justiça, Vingança e Exemplos Morais”, por Adão Nonato (18/10/2015)



Adão Nonato desenvolveu o tema “Justiça, Vingança e Exemplos Morais” no 27.º SIMPECEI (18/10/2015), realizado nas dependências do Centro Espírita Ismael, cujo tema central foi "REDUÇÃO DA IDADE PENAL NO BRASIL: COMO SE POSICIONAR ANTE A LEI DE DEUS E A LEI DOS HOMENS".

Participaram também Maria Izilda da Silva Netto (“Pais, Filhos e Vícios Sociais"), Bismael Batista de Moraes ("Idades Física, Mental e Espiritual") e "A Família e as Falhas do Estado", por João Lourenço Navajas




"Idades Física, Mental e Espiritual", por Bismael Batista Moraes (18/10/2015)



Bismael Batista de Moraes desenvolveu o tema "Idades Física, Mental e Espiritual" no 27.º SIMPECEI (18/10/2015), realizado nas dependência do Centro Espírita Ismael, cujo tema central foi "REDUÇÃO DA IDADE PENAL NO BRASIL: COMO SE POSICIONAR ANTE A LEI DE DEUS E A LEI DOS HOMENS".

Participaram também Maria Izilda da Silva Netto (“Pais, Filhos e Vícios Sociais"), João Lourenço Navajas ("A Família e as Falhas do Estado") e Adão Nonato (“Justiça, Vingança e Exemplos Morais”).



Pais, Filhos e Vícios Sociais, por Maria Izilda da Silva Netto (18/10/2015)




Maria Izilda da Silva Netto desenvolveu o tema “Pais, Filhos e Vícios Sociais" no 27.º SIMPECEI (18/10/2015) realizado nas dependência do Centro Espírita Ismael, cujo tema central foi "REDUÇÃO DA IDADE PENAL NO BRASIL: COMO SE POSICIONAR ANTE A LEI DE DEUS E A LEI DOS HOMENS".

Participaram também Bismael B. Moraes ("Idades Física, Mental e Espiritual"), João Lourenço Navajas ("A Família e as Falhas do Estado") e Adão Nonato (“Justiça, Vingança e Exemplos Morais”)









As Três Reencarnações de Allan Kardec, por João Baptista do Valle




João Baptista do Valle, vice-presidente da FEESP, é entrevistado por Silvia Cristina Puglia no programa "Um Sentido para a sua Vida", da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).

Assista ao vídeo



Algumas Anotações sobre o Espiritismo e o Terceiro Milênio



Muitas pessoas têm repetido, sem maior reflexão, que "o mundo passará por grandes mudanças e será melhor a partir do terceiro milênio". Entretanto, quando assim falam, não se referem ao "3º milênio da Era Cristã" (tomando por base o nascimento do Cristo, para os que se apresentam como seguidores do cristianismo). Parecem esquecer a recomendação do Mestre Jesus: "Conhece a verdade, e a verdade te libertará". E o Espiritismo, por suas consequências religiosas, é a doutrina da fé raciocinada. Ensina essa doutrina que não basta decorar o que se tenha lido ou ouvido, mas pede que pensemos a respeito de tudo, para que, conscientemente, tenhamos certeza do que sentimos e estejamos sempre prontos a aprender. Deve ser assim para quem se imagine adepto do Espiritismo cristão.

Baseada no tripé - filosofia, ciência e moral religiosa -, a Doutrina Espírita, também conhecida como a Terceira Revelação trazida pelos Espíritos superiores, registrada e perenizada na Codificação de Allan Kardec, é conhecida pelos seus seguidores e estudiosos - repetimos – como a "Doutrina da Fé Raciocinada". Com ela, além de analisarmos sobre o que somos, de onde viemos, o que estamos fazendo na Terra e para onde vamos após o desencarne (a morte do corpo), aprendemos que não devemos apenas repetir o que lemos e ouvimos, pois temos, como Espíritos encarnados, seres inteligentes da Natureza e com tarefas definidas para o nosso progresso, a obrigação de raciocinar acerca de tudo e só aceitar aquilo que possa enfrentar a ciência, face a face, sem temer a verdade. Somos dotados do livre-arbítrio por Deus e podemos escolher, conscientemente, sobre o que entendemos como certo e bom.

Leia mais em: http://www.ceismael.com.br/artigo/anotacao-espiritismo-terceiro-milenio.htm

Breve Histórico do Centro Espírita Ismael: 1962-2012, por Sérgio Biagi Gregório



De acordo com o relato da senhora Angelina Grillo, uma das fundadoras do Centro Espírita Ismael, tudo começou em Araçatuba. Na época, ela sofria de ataques, tipo epilético, e recomendaram ao seu pai levá-la ao Centro Espírita Chico Inácio. Vindo para a cidade de São Paulo, indicaram-lhe a FEESP.

Antonio Grillo Filho e João Zilio Grillo, seus dois irmãos, também vieram para a Capital de São Paulo. O mais interessado em fundar um Centro Espírita era o Sr. Antonio Grillo Filho.

De acordo com o Sr. João Zilio Grillo, Tesoureiro da Primeira Diretoria do C.E.I., a fundação desta entidade originou-se nas conversas travadas entre o Sr. Humberto Bury e o Sr. Antonio Grillo Filho, seu irmão, em 1961, quando voltavam das reuniões do "Culto Cristão no Lar", realizadas, às 5.ª feiras, nas dependências da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Mais informações em: http://www.ceismael.com.br/tema/breve-historico-do-centro-espirita-ismael.htm

Reforma Íntima, por Mário Más



Reveja o vídeo da palestra "Reforma Íntima", desenvolvida por  Mário Más (psicólogo clínico e apresentador do programa "Desafio e Soluções" da Rádio Boa Nova) nas dependências do Centro Espírita Ismael, em 03 de dezembro de 2011, na cidade de São Paulo. Direção dos trabalhos de Marcelo Stanczyk.



Alerta aos Médiuns



As verdades colhidas através da experiência são incontestes porque têm por origem os fatos, chegando mesmo a confundirem-se com eles; e diante dos fatos nada temos a fazer senão aceitá-los e procurar-lhes as causas mediante argumentos racionais bem colocados.

Assim sendo, ocorrem fatos comportamentais nas fileiras espíritas-mediúnicas aos quais não podemos tapar os olhos, fingindo não vê-los, até mesmo porque tal atitude seria inócua, uma vez que não nos faria chegar às suas causas. Todavia, do quê, exatamente, estamos falando? A quais fatos estamos nos  referindo?

Mais informações em: http://www.ceismael.com.br/artigo/alerta-aos-mediuns.htm

Exercício para Dicção e Impostação da Voz



A voz pode e deve ser melhorada. Lembremo-nos de um dos maiores oradores da Grécia, Demóstenes, nascido em Atenas, que era gago e de voz fraca. Venceu a sua gagueira falando em frente às ondas do mar, com a boca cheia de pedrinhas.

Eis algumas dicas: 

Com os dedos apoiados no nariz, vibrar boca e nariz.
Emitir som de abelha (hummm), por +/- um minuto.
Ficar +/- 30 segundos em silêncio.
Articulando maxilar pronunciar:
Mua, mué, mue, mui, muó, muo, muu,
Repetir três vezes
Ficar em silêncio por 30 segundos.

Mais informações: http://www.ceismael.com.br/oratoria/exercicio-ortofonia.htm

Como Fundar um Centro Espírita



1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As reuniões familiares, geralmente Evangelho no Lar, foram, na sua grande maioria, a origem de muitos Centros Espíritas. Com o passar do tempo, e consolidada a presença constante da pessoas nas referidas reuniões, o grupo acaba tendo a idéia de fundar um Centro Espírita, ou seja, de regularizar aquela associação sem fins lucrativos.

Para tornar real a idéia de associação, o grupo deve pensar em:

a) escolher o NOME da Entidade; b) Redigir um ESTATUTO; c) Realizar uma ASSEMBLÉIA GERAL DE FUNDAÇÃO; d) Inscrever-se nos ÓRGÃOS governamentais; e) Ter em mãos, para documentar a sua existência, o LIVRO DE ATAS, O DIÁRIO, O LIVRO CAIXA etc.

2. A ESCOLHA DO NOME

O nome a ser escolhido deve identificar-se com os princípios básicos da Doutrina Espírita. Deve-se, assim, evitar o uso de termos como "espiritualismo", "São", como em São Francisco de Assis, "Pai", como em Pai Joaquim etc. Aconselha-se nomes curtos e claros. Pode-se usar o nome de algum Espírito, uma data festiva e outros. Exemplo: Centro Espírita 3 de Outubro, Centro Espírita André Luiz etc.

3. ESTATUTO

O Estatuto ou Estatutos é um documento escrito que retrata o objetivo central da Entidade. Não se deve copiar o que os outros fizeram, mas colocar simlesmente os anseios do grupo em formação. Ele é obrigatório. As Leis 6.015/73, alterada pela Lei 6.216/75 estabelece as suas exigências, entre as quais a denominação, os fins, o modo de administrar, a duração etc.

4. ASSEMBLÉIA GERAL DE FUNDAÇÃO

Uma Assembléia Geral é uma convocação das pessoas, geralmente associados, para deliberar sobre o objeto da convocação. No caso específico, para discutir o modo como aquela Sociedade será fundada. Desta Assembléia origina-se a ATA DA FUNDAÇÃO, que é um resumo, por escrito, daquilo que foi acordado entre todos os participantes.

5. INSCRIÇÃO NOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS

De posse da Ata de Fundação e do Estatuto, geralmente em três vias, procede-se a inscrição em:

1) Registro em Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas - Somente depois deste registro é que as associações passam a existir juridicamente.

Posteriormente, deve-se providenciar:

2) Inscrição na Secretária da Receita Federal - CNPJ/MF - Esta inscrição é obrigatória por conter informações de interesse das Administrações da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da Previdência Social.

3) Inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM - da Prefeitura - Esta inscrição é obrigatória por conter informações de interesse ao uso e ocupação do solo (Lei 9.670, de 29.12.83).

4) Inscrição no Instituto de Previdência Social - INSS - Esta inscrição deverá ser feita somente se tiver empregados remunerados.

6. LIVROS REQUERIDOS

1) Livro de Atas - Destina-se ao registro das ocorrências havidas nas Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias.

2) Livro de Registro de Presença - Serve para registrar a presença dos associados à reunião das Assembléias Gerais Ordinárias ou Extraordinárias e somente nessas ocasiões deverá ser utilizado, juntamente com o Livro de Atas.

3) Livro Caixa - É um livro auxiliar e facultativo. Destina-se ao registro da movimentação de entrada e saída do dinheiro. Não é um livro exigido por lei, mas é de grande utilidade para o controle da situação financeira da Casa.

4) Livro Diário - É obrigatório. Destina-se ao registro de todas as operações realizadas no Centro, tais como: compras, pagamentos, recebimentos, donativos recebidos e efetuados, o balanço e a demonstração das contas da receita e despesa.

7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Estas anotações foram extraídas do livro O Centro Espírita por Dentro e por Fora, de OLINDA A. DIAS CÂMARA e CARLOS EDUARDO SILVA, ambos da Área Federativa da Federação Espírita do Estado de São Paulo - FEESP -. A publicação é da própria FEESP. Nele há roteiro de modelos de documentos para a fundação e administração de uma Casa Espírita.

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

 


Centro Dentro do Centro



“Toda organização necessita de normas para sobreviver”.

O preço tácito para pertencer a um grupo é adequar-se às suas normas. Às vezes, para o bem da organização, somos obrigados a ignorar o que está errado. Motivo: as pessoas são imperfeitas. Por que se estabelecem leis, normas, diretrizes? Para que se tenha um norte, uma meta, para que todos saibam o que pode e o que não pode ser feito.

Nem todos, porém, pensam assim. Alguns acham que a regra estabelecida não é a ideal. Começam a alterar uma coisa aqui, outra ali, outra acolá. Assim, pouco a pouco, vão descaracterizando toda a estrutura da Entidade. O Centro dentro do Centro resume este pensamento, ou seja, existe o Centro Espírita como organização, mas há também outros Centros paralelos, funcionando com as suas próprias normas.

Alguns dirigentes de trabalho – nos Centros dentro do Centro – centralizam as ações em torno do seu nome. Eles até dizem: “meu grupo”, “meus colaboradores”, “minha equipe”. Esta postura aumenta ainda mais o seu poder sobre o grupo. Os seus colaboradores ficam de tal maneira submissos, que nada mais fazem sem a ordem explícita do chefe. Como em tudo é obedecido, acaba se achando “o tal”, o que pode levá-lo a um processo de fascinação.  

O que se entende por fascinação?   De acordo com Allan kardec, em O Livro dos Médiuns, é “uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações”. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito obsessor age sutilmente. Ele vai minando a vontade do médium, até tê-lo em suas mãos. O Espírito obsessor geralmente procura um médium, que é líder, para poder aumentar o seu poder sobre ele e sobre todos os outros médiuns que estão sob a sua chefia.

Quais são as consequências para o Centro como um todo? Começamos a notar o aparecimento de rusgas, discussões, comportamento não condizente com o ambiente espiritual superior etc. Detectado o problema, o Dirigente do Centro Espírita, legalmente constituído, deve envidar todos os esforços para combater o mal pela raiz. Deixando-o crescer, o falso acaba por se tornar verdadeiro, e, depois de enraizado no cerne da organização, não o conseguirá demovê-lo com facilidade. 

Lembremo-nos de que o Centro Espírita é um teorizador de virtudes, pois prega a mudança comportamental (para melhor) de seus frequentadores. A recomendação de Jesus vem bem a calhar: “Orai e vigiai para não cairdes em tentação”.

 

Cuidados Respiratórios em Viagens e no Verão, por Mauro Gomes


Viagens

Com a proximidade do período de férias tenho recebido muitas perguntas sobre os riscos que a pessoa com doença respiratória crônica corre quando faz uma viagem aérea. Na altitude que o avião voa, mesmo com a cabine pressurizada há um menor teor de oxigênio no ar. Sofre com isso quem já tem alguma doença pulmonar crônica e possui uma baixa taxa de oxigenação do sangue. Essas pessoas precisam tomar alguns cuidados com antecipação e saber como embarcar com o oxigênio no avião.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, elaborei um texto em minha página na internet com os cuidados necessários a serem tomados pelo portador de doença respiratória antes de embarcar, quais são os concentradores de oxigênio autorizados para uso no avião, quais companhias aéreas permitem o uso de oxigênio na aeronave e os links para fazer o download dos formulários para obter a autorização do embarque. Segue o link para copiar e colar no seu navegador:

http://www.drmaurogomes.com.br/tire-duvidas/1-cuidados-respiratorios-com-viagem-aerea-6/#.WE3mKNIrIdW


Verão

Nessa época de verão sempre sou perguntado a respeito da utilização de aparelhos de ar-condicionado, o que pode reduzir a umidade do ar e irritar as vias aéreas. Quem sente mais essas consequências é quem tem rinite e sinusite alérgicas, asma brônquica (popularmente chamada de "bronquite") e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como enfisema e bronquite crônica). Se você tiver interesse em saber mais a respeito dos cuidados respiratórios que devem serem tomados no verão, especialmente com os ventiladores e os aparelhos de ar-condicionado, escrevi uma matéria que pode ajudá-lo nessas questões. Você pode clicar sobre o link abaixo ou copiar e colar no seu navegador:

http://www.drmaurogomes.com.br/tire-duvidas/cuidados-respiratorios-a-serem-tomados-no-verao-25/#.WH05O9IrKvH




Dr. Mauro Gomes, médico pneumologista, é instrutor do Curso Básico de Espiritismo do Centro Espírita Ismael.

Asma não é Bronquite, por Mauro Gomes


Mauro Gomes, pneumologista do Hospital Samaritano e instrutor do Curso Básico de Espiritismo (1.º Ano do Curso de Educação Mediúnica), gravou um curto vídeo em linguagem simples sobre as diferenças entre asma e bronquite e as formas de tratamento das doenças. A gravação foi realizada no Espaço Eva Herz da Livraria Cultura e faz parte do projeto MedTalks, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Considerada uma doença grave, a asma atinge cerca de 20 milhões de brasileiros e apenas 10% desses pacientes realizam o acompanhamento médico para controlar o problema.

Diferente do que muita gente imagina, a asma e a bronquite não são a mesma coisa. As duas doenças acometem o pulmão, mas possuem causas, manifestações e tratamentos diferentes.

Assista ao vídeo no link:

Saiba o que é a Gripe A-H1N1, por Dr. Mauro Gomes

Dr. Mauro Gomes, expositor do Curso Básico de Espiritismo do Centro Espírita Ismael, explica o que é a gripe A-H1N1 e as maneiras de evitá-la ou de tratá-la.





Espiritismo e Polícia - Entrevista de BISMAEL B MORAES



Bismael B Moraes, colaborador do Centro Espírita Ismael, concedeu uma entrevista à TV Web Luz a respeito de seu livro "Espiritismo e Polícia".

Caso queira assistir ao vídeo, o link é:

http://www.tvwebluz.com.br/site/videos.php?id=150

Pintura Mediúnica: A Visão Espírita em Ampla Pesquisa





Na palestra pública de 26/10/2013, Adriano Calsone falou-nos sobre a pintura mediúnica, analisando-a numa visão ampla, como mostra o título de seu livro. Foi uma noite proveitosa em que todos os presentes puderam entrar em contato, com mais detalhes, sobre esse tipo de mediunidade. 

Para mais informações, transcrevemos o release de seu livro: 

Após cinco anos de pesquisa sobre o tema, concluímos que a maioria dos espíritas  pouco sabem o que é e o que realmente representa a Pintura Mediúnica para o Espiritismo. Esta obra traz o resultado de uma extensa pesquisa sobre a modalidade mediúnica da pintura, desvendando particularidades de um trabalho essencial como qualquer outro da mediunidade espírita.

Para facilitar o estudo sobre o tema, o livro foi estruturado por meio de 150 perguntas e respostas, tendo como base as diversas obras da Doutrina Espírita, dos tempos de Allan Kardec (1857), aos dias de hoje. O leitor também poderá conferir entrevistas e depoimentos exclusivos com médiuns de pintura, além de uma pesquisa de campo e um experimento científico.

O objetivo da obra, portanto, não é criar conceitos a serem seguidos, pois sabemos que as vivências mediúnicas nunca são iguais, muito menos estabelecer o que é certo ou o que está errado neste trabalho. O seu propósito é de abrir espaço para discussões, permutar ideias, reunir conhecimentos e, sobretudo, incentivar o desenvolvimento desta mediunidade nas casas espíritas, para que possamos melhor compreender os seus mecanismos.

Num tempo em que a Pintura Mediúnica ainda é vista pelos próprios espiritistas com preconceito e aversão – um verdadeiro tabu no meio espírita –, diante do pouco conhecimento e falta de informação sobre o assunto, esta pesquisa procura lançar uma semente na terra produtiva do Espiritismo, esperando que o leitor possa colher seus frutos e fartar-se sob a luz da razão e do discernimento, com o dever de semear outros grãos para uma futura colheita.


20 anos do CEI na Casa de David



No dia 26 de outubro de 2013, sábado, das 14 às 16h, realizou-se a festividade de comemoração dos 20 anos de trabalho espiritual do Centro Espírita Ismael nas dependências da Casa de David.

Maria Zila de Oliveira, coordenadora do evento, homenageou todos os trabalhadores: os que começaram e os que deram continuidade.

Na ocasião, o Dr. Mário Más (psicólogo) nos brindou com uma palestra, intitulada "O Valor da Reencarnação", cujo objetivo foi o de exaltar a presente existência. Em sua exposição, enfatizou as orientações da psicologia positiva: mesmo na dificuldade, comunicar a fé, o amor e a esperança. Agindo assim, isso acaba fazendo parte de nossa atmosfera psíquica.

Veja as fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151951610029561.1073741843.135190509560&type=3

Vídeo do Seminário Neuroplasticidade Autodirigida, com Anete Guimarães



A professora Anete Guimarães, do Rio de Janeiro, brindou-nos com sua visita, em 28/09/2013, proferindo um seminário, cujo título foi "Neuroplasticidade Autodirigida".

Abaixo vai o link no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rDrZg5ef8Yg

Para assistir a mais vídeos do Centro Espírita Ismael:

http://www.ceismael.com.br/video/video.htm

Relógio da Estação: Peça Teatral - Departamento de Infância, Juventude e Mocidade do CEI




Realizou-se em 5/10/2013, a peça teatral, encenada pela juventude e mocidade do Centro Espírita Ismael. O tema tinha como ponto central um relógio e o cuidador do relógio. Ninguém dava muita atenção para o seu trabalho. Quando o relógio parou, e todos o tinham como ponto de referência, aí começaram os problemas: todos chegavam atrasados em seus compromissos.

Moral da história: Todo trabalho tem sua importância, seja de que natureza for.

Veja as fotos em nossa página do Facebook 






Casa de David - Comemoração dos 20 Anos de Assistência Espiritual




O Centro Espírita Ismael comunica que, no dia 26 de outubro de 2013 (sábado), das 14 às 16h,  estará realizando a festividade de comemoração dos 20 anos de trabalho espiritual na Casa da David, localizada na Rodovia Fernão Dias, Km 82.

PROGRAMAÇÃO:

14h     - Abertura, com prece e leitura evangélica;
14h15 - Harmonização musical;
14h30 - Resumo das atividades realizadas nesses 20 anos;
14h40 - Palestra com Dr. Mário Más - Tema: “O valor da reencarnação”;
15h30 - Apresentação musical;
15h45 - Encerramento.

Você está convidado!





Allan Kardec e a Revista Espírita


Sérgio Biagi Gregório, instrutor e colaborador do Centro Espírita Ismael, expôs, nas palestras públicas, que são realizadas todos os sábados, das 20 às 21h30min, o tema Allan Kardec e a Revista Espírita. Seu objetivo foi o de chamar a atenção para a importância do estudo dos seus 12 volumes. Os assuntos desenvolvidos por Allan Kardec constituem um acervo precioso para a composição da história do Espiritismo, pois ali estão publicados os comentários, as pesquisas e as discussões que aconteciam  na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. 

O texto da palestra está em: 
http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/allan-kardec-e-a-revista-espirita.htm

Um resumo de todas as revistas está em: 




Neuroplasticidade Autodirigida - Seminário com Anete Guimarães


Tema: Neuroplasticidade Autodirigida
Oradora: Anete Guimarães
Dia: 28/09/2013
Horário: das 8h30min às 12h
Local: Nossa sede social: Av. Henri Janor, 141, Jaçanã - São Paulo/Capital
Fone: (11) 2242-6747
Inscrições na Secretaria do Cei 

Neuroplasticidade autodirigida é quando um esforço mental dirigido, por meio de um treinamento apropriado, provoca mudanças sistêmicas nas atividades cerebrais. 

Você está convidado. Compareça. Prestigie!

Segunda Sessão de Cinema - Projeto VIVA MELHOR

Dia 29 de abril agora foi a Segunda Sessão de Cinema, que o Projeto VIVA MELHOR ofertou a seus participantes.

Veja as fotos:







Leia o que o pessoal desse projeto quer dizer para você:

Última 2ª feira do mês?... Oba... dia de SESSÃO DE CINEMA do Projeto "VIVA MELHOR"/CEI...

Durante o mês de abril os participantes do Projeto, colocaram na Caixa de Sugestões, nomes de filmes que gostariam de assistir. Terminou empatado: "E A VIDA CONTINUA" e "NOSSO LAR". Desempatamos na hora... Ganhou "E A VIDA CONTINUA". "NOSSO LAR" será exibido no final de Maio. 

Antes do filme fomos brindados com uma seleção de músicas ao violão pelo nosso querido Ricardo Cortês, que terminou com todos cantando "Trem das Onze". 
O filme causou muita emoção e reflexão nas próprias vidas dos participantes... 

NÃO PERCAM  a próxima apresentação...

Divulgação do Livro "50 Anos do CEI" no "11.º Encontro Amigos da Boa Nova"



Divulgação do Livro "50 Anos do CEI" no "11.º Encontro Amigos da Boa Nova", que se realizou no dia 07 de Abril de 2013, no Internacional Eventos Espaço Prisma, em Guarulhos - São Paulo.

Veja as fotos, postadas no Facebook do CEI:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151531563364561.1073741828.135190509560&type=3

Sonia Galindo na XV Conferência Espírita do Paraná



Sonia Galindo, colaboradora do Centro Espírita Ismael, participou da "XV CONFERÊNCIA ESTADUAL ESPÍRITA - Amanhecer de uma Nova Era -" (8 a 10 de março de 2013). Na ocasião, fez a divulgação do livro "50 Anos do Centro Espírita Ismael". Entre os oradores que receberam este exemplar estão: Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, Sandra Della Pola, Haroldo Dutra Dias, Suely Caldas Schubert, Sandra Borba Pereira e Alberto Almeida. A Federação Espírita do Paraná, o Centro Espírita Capão dos Pobres, o Centro Espírita Ildefonso Correa e o Centro Espírita Caminho da Luz, em Paranaguá, também foram contemplados. 

Para ver as fotos, entre em: 



A MULHER NO SÉCULO XXI NA VISÃO ESPÍRITA

Fonte: Internet

A MULHER NO SÉCULO XXI NA VISÃO ESPÍRITA - Excerto da Palestra de Maria José Nunes Reis (Em comemoração do Dia Internacional das Mulheres)
__________


No dia 8 de março comemoramos o dia Internacional da Mulher.

Em 1910 na Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido que seria escolhido um dia para homenagear as mulheres de todo o mundo e para chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher.

Foi escolhido o dia 08 de Março, porque nesse dia 08/03/1857 operárias têxteis em Nova York entraram em greve, ocupando a fábrica onde trabalhavam, para reivindicar uma jornada de trabalho mais justa. Elas trabalhavam 16 horas diárias e reivindicavam uma jornada de trabalho de 10 horas diárias; sendo que por essas 16 horas de trabalho elas recebiam um salário inferior a 1/3 do que ganhavam os homens.

Para conter essa rebelião, os patrões trancaram as portas da fábrica e puseram fogo matando queimadas 130 mulheres.

A violência contra as mulheres não começou aí e muito menos terminou por aí, a mulher sempre sofreu injúrias e violências.

Também, morreu queimada, a heroína da França, Joana D’arc; por ter a coragem, a dignidade, de após salvar sua Pátria, ter devolvido a coroa à cabeça do rei; manter-se firme e coerente na sua fé e na sua convicção.

Joana D’arc nasceu na França em 1412, não teve oportunidade de aprender a ler nem escrever, mas, tinha um profundo senso religioso. Aos 12 anos começou a ouvir vozes que ela identificou como sendo de S. Miguel Arcanjo, Santa Catarina e Santa Margarida; essas vozes a incentivavam a salvar a França. Três anos mais tarde, com 15 anos, resolveu atender os apelos celestes, vestiu-se de homem, montou um cavalo, colocou armadura, lutou bravamente e conseguiu devolver a coroa ao Rei da França. Mas, a igreja católica a acusou de bruxaria e de heresia, foi submetida por 6 meses a torturas morais, para que ela desmentisse as vozes que ouvia, ou que admitisse que eram vozes do demônio. Manteve-se fiel às suas convicções e foi condenada a morte na fogueira, seus cabelos foram raspados, foi amarrada a um tronco em meio à lenha e quando ela já ardia em chamas exclama:
- Sim, minhas vozes eram de Deus, elas não me enganaram!

Em 1920, portanto depois de quase 500 anos, quase 5  séculos a igreja católica reconheceu os méritos de Joana tornando-a santa, Santa Joana D’arc protetora e patrona da França.

Quantas mulheres, na idade média, morreram nas fogueiras da inquisição, acusadas de bruxaria, por terem a coragem de dizer, publicamente, da vida espiritual, da mediunidade, da vida após a morte?   Eram mulheres que possuíam mediunidade, eram videntes, audientes, praticavam algumas curas, benziam as pessoas, lhes devolvendo o bem estar e o equilíbrio; e por isso, eram condenadas à fogueira.

Há muita violência e injúria, cometidas pelos mais fortes contra os mais fracos.  Contra mulheres, crianças, idosos,  índios, deficientes,  pobres e contra as pessoas que tentam acabar com essas injustiças, defendendo os interesses dos menos favorecidos.

Recentemente no Brasil, em 2005, também, foi vítima da violência a Missionária católica americana Dorothy Stang de 73 anos, que há mais de 20 anos defendia causas ambientais e trabalhadores sem terra, no Pará, foi assassinada com 9 tiros, num ato de extrema covardia.

Pessoas que estavam com ela e assistiram ao seu assassinato contam que o assassino lhe perguntou se ela estava armada, e ela mostrando a Bíblia falou:
- Esta é a minha arma! E ainda, antes de ser morta leu um trecho da Bíblia para aqueles que a executariam friamente.

Seus assassinos foram presos, condenados, alguns há 30 anos, mas, infelizmente, hoje estão soltos, foragidos ou beneficiados por habeas corpus, por não oferecerem perigo à sociedade.

Mas, a mulher sempre lutou por seus direitos. Pelo direito de se alfabetizar, de estudar, de votar, de se profissionalizar; cometeu alguns excessos, é verdade, como quando a  feminista Beth Friedman, em 1968, conclamou as mulheres a  queimarem seus sutiãs em praça pública; cometeu alguns equívocos porque ao exigir os mesmos direitos dos homens, também exigiu o direito de cometer os mesmos erros de seus companheiros.

Mas, as conquistas das mulheres foram muito maiores  que seus equívocos ,levando-se em conta  que na idade média a mulher era considerada sem alma.Em 585 a Igreja Católica discutiu, segundo os evangelhos apócrifos de São Gregório, no Concílio de Macon, se a mulher tinha alma ou não; a Igreja Católica, também, já colocou em dúvida se o negro tinha alma na época da escravidão.

Jesus não discriminava as mulheres e compreendia suas almas sensíveis.

Será que eu posso dizer, sem cometer nenhum desrespeito, que Jesus foi feminista?

Certamente naquele tempo não havia esse termo, mas Jesus tratava as mulheres com consideração, respeito, amor, carinho e defendia seus direitos.

Como na passagem da mulher adúltera, onde Jesus defendeu a mulher da justiça e do castigo aplicados somente à parte mais fraca.

Os Escribas e Fariseus, que eram os doutores da lei, conduziram até Jesus uma mulher que fora pega em adultério; pela lei ela teria que  ser apedrejada, e a turba de homens já se encontrava ali aos gritos de:
- Morte à adúltera.

Os doutores da lei faziam isso para testar Jesus, para pegar Jesus no pulo mesmo, porque se Ele dissesse que ela teria que  ser apedrejada, Ele estaria indo contra os seus ensinamentos, que eram de amor e de perdão, e se Ele dissesse que a deixassem livre, estaria indo contra as Leis de Moisés.

 Jesus estava abaixado, escrevendo com os dedos na areia, como insistiram para que ele desse sua opinião sobre o apedrejamento, Ele se levantou e disse:
-“Aquele  que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.”  Depois, abaixando-se de novo continuou a escrever na areia. Mas, os homens que já estavam com as mãos armadas com pedras para consumar o apedrejamento, ouvindo Jesus falar assim, foram jogando as pedras no chão e saindo, calados, com o rabinho no meio das pernas, como nós costumamos dizer, uns após outros, primeiro os mais velhos, dando o exemplo, depois os mais jovens.

Quando Jesus percebeu que havia ficado só com a mulher que estava ali parada à sua frente, se levantou e perguntou:
- Mulher, onde estão os seus acusadores? Ninguém a condenou?
- Não, senhor. Jesus lhe respondeu:
- Eu, também, não a condenarei. Vá, e no futuro, não peque mais.

Jesus não discriminava, não condenava as mulheres, não aplicava às mulheres leis mais rigorosas do que as que eram aplicadas aos homens. Não discriminava, também, as raças e os povos.

Certa vez, Ele descansava à beira de um poço, quando uma mulher Samaritana veio tirar água e Jesus lhe pediu água, dizendo:
- Você pode me dar de beber? A mulher samaritana respondeu-lhe:
- Como é que o Senhor, um judeu, pede de beber a mim que sou Samaritana?

O povo judeu não falava com o povo samaritano, eles eram considerados inferiores, ainda mais com uma mulher Samaritana.    Em resposta Jesus lhe disse:
- Quem bebe dessa água tornará a ter sede, mas quem beber da água que lhe darei nunca mais terá sede. A mulher pediu:
- Senhor, me dá dessa água para que eu nunca mais tenha sede.

Jesus disse:
- Vai chamar seu marido e volte aqui. A mulher respondeu:
- Eu não tenho marido. Jesus disse:
- Está certa quando diz que não tem marido. De fato você teve cinco e aquele que agora tem não é seu marido. (portanto, era uma mulher pecadora e Jesus não a discriminou)
- Senhor, disse a mulher, vejo que o Senhor é um profeta. Eu sei que o Messias está para vir e quando Ele chegar  nos explicará todas as coisas.   Jesus, então, declarou:
-Sou eu que falo contigo.

Nisso chegaram os discípulos e se admiraram que Ele estivesse falando com uma mulher, ainda mais uma mulher Samaritana.  Mas, ninguém perguntou:
- O que o Senhor fala com ela?

Deixando, então, o cântaro a mulher voltou à cidade e disse a todos:
- Venham ver um homem que me disse o que fiz no passado. Não será Ele o Cristo?

Os Samaritanos saíram então da cidade e foram encontrar Jesus.

O ensinamento maior que se pode tirar desta passagem é o de que todos merecem a oportunidade de conhecer os ensinamentos de Jesus.
Jesus não  levava sua palavra aos doutores, aos poderosos, mas, a todos inclusive uma mulher samaritana, e de vida desregrada.

Outra passagem que demonstra o preconceito contra a mulher, na época de Jesus, é a passagem da mulher hemorrágica.

Segundo S. Marcos, uma mulher que sofria de uma hemorragia há 12 anos, que já havia passado por vários médicos, já havia gasto todo seu dinheiro em tratamentos e não havia conseguido nenhum alívio, estava cada vez pior ouviu falar de Jesus, veio na multidão que o seguia, por detrás e tocou suas vestes, pois ela pensava:
 - Se eu puder, pelo menos, tocar suas vestes serei curada.
No mesmo momento a hemorragia cessou e ela sentiu que estava curada da terrível moléstia.
E logo Jesus, conhecendo a virtude que havia saído dele, voltou-se para a multidão e disse:
- Quem tocou minhas vestes? Seus discípulos lhe disseram:
- Com toda essa multidão empurrando de todos os lados como vamos saber quem o tocou? E Jesus olhava de todos os lados para ver quem o havia tocado.
A mulher foi tomada de pavor, porque naquela época a mulher com hemorragia, era considerada impura, não podia tocar em ninguém, e ela sabendo o que se passou com ela se atirou nos pés de Jesus e lhe contou tudo o que havia ocorrido. E Jesus lhe disse:
- Minha filha, a sua fé lhe salvou. Vá em paz e fica curada da sua moléstia.

Jesus não discriminava as mulheres em períodos nenhum de suas vidas, tratava as mulheres com carinho e respeito.

Outra passagem de Jesus que mostra a consideração de Jesus pelas mulheres que eram discriminadas na sua época é a de Maria Madalena.

Seu nome era Maria de Magdala porque era nascida na cidade de Magdala às margens do Lago de Genesaré. Apesar da sua riqueza, e do poder que seus clientes ricos lhe davam, ela não era feliz, e um dia ouve falar de Jesus e de seus ensinamentos, pela boca de uma serva, e  resolve conhecer Jesus, ouve sua voz, seus conselhos, fica maravilhada, e a partir daí se dá uma grande transformação em sua vida.

Um dia em uma festa na casa de Simão, para a qual ele convidou apenas os poderosos, gente importante, e entre esses convidados estava Jesus; Maria de Magdala entra correndo, engana os seguranças e se atira aos pés de Jesus, lava seus pés com suas lágrimas, seca com seus cabelos, e perfuma seus pés com uma loção caríssima.

Simão, quando viu isso, pensou:
- Se Jesus fosse mesmo profeta, saberia que essa mulher que o tocou é uma pecadora. Jesus lendo seus pensamentos disse:
- Um certo credor tinha 2 devedores, um lhe devia 500 dinheiros, e o outro 50; mas, como eles não tinham como pagar, o credor perdoou as duas dívidas.
- Me diga Simão, qual deles o amará mais?

E Simão respondeu:
- Aquele a quem foi perdoado mais! E Jesus lhe disse:
- Julgou bem!
E voltando-se para a mulher disse a Simão:
- Vê esta mulher?  Entrei em sua casa e você não me deu água para lavar os pés, o que era um costume naquela época; mas, esta mulher lavou meus pés com suas lágrimas, e enxugou com seus cabelos.
- Você não me beijou, mas, ela não parou de beijar os meus pés desde que chegou.
- Você não ungiu a minha cabeça com óleo, o que, também, era um costume da época, mas ela ungiu meus pés com unguento.
- Por isso lhe digo que os seus pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas, aquele a quem pouco é perdoado é porque pouco ama.  

E Jesus disse a Maria de Magdala:
- Os seus pecados estão perdoados. E os convidados diziam entre si:
- Quem é esse que até perdoa pecados? E Jesus disse à mulher:   _ A sua fé lhe  salvou, vá em paz.

Conta-nos o Irmão X que na manhã seguinte a cidade inteira de Magdala comentava que Maria de Magdala se convertera, se desfizera de todos os seus bens, e iniciava nova vida, seguindo os ensinamentos de Jesus.
Seguiu Jesus até o seu sacrifício na cruz, o que nem seus apóstolos fizeram, e permaneceu ali, junto com Maria, mãe de Jesus, e o único discípulo que acompanhou Jesus até o fim, João.
E no domingo após a morte de Jesus, quando ela se dirigiu ao túmulo do Mestre e constatou que o seu corpo não estava mais lá, Ele lhe apareceu e a chamou pelo nome:
- Maria! Quando ela contou aos discípulos eles não acreditaram, e questionaram:
- Porque Jesus apareceria, justamente, para ela uma mulher de má vida?

Somente Maria, a mãe de Jesus, a abraçou e pediu detalhes.

Maria Madalena queria seguir os discípulos para pregar a mensagem de Jesus, mas, não foi bem vinda, foi discriminada pelo grupo, porque era uma mulher de má vida. Sofrendo com o abandono com a incompreensão, andava pelas praias onde Jesus pisara, para se sentir mais próxima do Mestre. E um dia encontrando na praia um grupo de leprosos, que vinha de longe para pedir a Jesus que os curasse, ela os abraçou, longamente, disse que o Mestre partira, e se dirigiu com eles para o vale dos imundos, para viver ali, o resto dos seus dias, trabalhando pelos seus irmãos em sofrimento, como Jesus lhe ensinou.

Outra passagem de Jesus que mostra a consideração e a amizade, o carinho que Jesus tinha pelas mulheres é a visita que Jesus fez à casa dos  3 irmãos seus amigos, Lázaro, que é aquele que Jesus ressuscitou do túmulo, Maria e Marta.

Segundo S. Lucas, Jesus entrou num povoado, e foi recebido por uma mulher chamada Marta. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés de Jesus, e ficou escutando a sua palavra.

Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou:
- O Senhor, não está vendo que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha me ajudar!
Jesus respondeu:
- Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas,  porém, uma só coisa é necessária.
- Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.

Jesus admitia que a mulher não foi feita só para os trabalhos domésticos, a mulher tinha o direito de ficar sentada aos pés do amigo, ouvindo suas palavras, bebendo da fonte de sua sabedoria de seu amor, aproveitando de cada minuto da convivência preciosa que era a amizade pura de Jesus.

Emmanuel nos diz, no livro Luz no Lar, que no tempo de Jesus, com exceção das nobres do Império, quase todas as mulheres sofriam extrema degradação, eram convertidas em verdadeiros animais de cargas, quando não eram vendidas em praça pública.

Entretanto, foram as mulheres que se deixaram tocar mais profundamente pelos apelos divinos e foram tão leais a Jesus; mesmo nas que haviam descido ao vale das perturbações, como Maria Madalena, encontramos o mais alto testemunho de reerguimento moral, das trevas para a luz.

Atraídas pelo amor puro de Jesus conduziam à presença do Senhor  os aflitos, os mutilados, os doentes, as criancinhas; mesmo não tendo a oportunidade de participarem do grupo de apóstolos de Jesus, foram as únicas que demonstraram solidariedade ao Mestre na hora do martírio e o visitaram sem medo sob a cruz, enquanto os próprios discípulos saiam correndo de medo.

Depois da morte de Jesus muitas mulheres  juntaram-se aos apóstolos levando seus exemplos.

Dorcas, a costureira Jopense, depois de receber ajuda de Pedro se tornou ativa colaboradora na assistência aos necessitados.

Febe é a mensageira da Epístola de Paulo de Tarso aos Romanos.

Lídia em Filipos é a primeira mulher com suficiente coragem para transformar a própria casa em Santuário do Evangelho Nascente.

Lóide e Eunice, parentas de Timóteo, eram padrões morais da fé viva.

Diz-nos Emmanuel que mesmo que nenhuma dessas mulheres tivesse existido, bastaria lembrarmo-nos que quando o Criador do Universo buscou alguém para tutelar seu filho, o Mestre Jesus, buscou em um lar simples uma mulher humilde que ocultava a experiência dos sábios; era frágil como o lírio, mas tinha a resistência do diamante; era pobre entre os pobres, mas trazia em suas virtudes os tesouros do coração; desvalida entre os homens, grande perante Deus. E sempre que nos lembrarmos da glória do Cristo nos lembremos de nossas próprias mães e nos curvemos ante a luz de Maria de Nazaré.

Mas, quanto à dúvida da Igreja Católica sobre a mulher ter alma Kardec se pronuncia, no ano de 1866, em um artigo na Revista Espírita, onde pergunta:

As mulheres têm alma? E responde:
- Sabe-se que isso nem sempre foi tido como certo, pois, ao que se diz, foi posto em deliberação num Concílio. A negação ainda é um princípio de fé em certos povos. Sabe-se lá a que grau de aviltamento essa crença reduziu as mulheres na maior parte dos países do Oriente.

Embora hoje, nos povos civilizados, a questão esteja resolvida em

seu favor, o preconceito de sua inferioridade moral perpetuou-se a tal ponto que um escritor do século passado assim definia a mulher:
- A mulher é instrumento de prazer do homem.

Definição esta que Kardec diz ser mais Muçulmana que Cristã.

Desse preconceito nasceu a sua inferioridade legal, ainda não apagada dos nossos códigos, e a mulher, devido a força do hábito, aceitou essa submissão como uma coisa natural. Porém, o progresso das luzes resgatou a mulher na opinião. Muitas vezes ela se afirmou pela inteligência e pelo gênio; e a lei, conquanto ainda a considerasse menor, pouco a pouco afrouxou os laços da tutela.      
Kardec diz que  pode-se considerar a mulher  emancipada moralmente, mesmo que ela não seja emancipada legalmente, mas também chegará o dia que ela será emancipada pelas leis. Isso em 1866.

E é claro, esse dia aqui, para nós, chegou depois de tanta luta, mas, infelizmente, ainda não em todos os cantos da Terra.

Nesse artigo, de 1866, Kardec, também fala de uma jovem  que conseguiu um diploma na faculdade o que deixou os homens daquela época estupefatos e Kardec, sarcasticamente, comenta:
- Depois de terem reconhecido que a mulher tinha alma, lhe reconheceram o direito à conquista dos graus da Ciência, o que já é alguma coisa. Mas a sua libertação parcial é apenas resultado do desenvolvimento da urbanidade, do abrandamento dos costumes ou, se quiserem, de um sentimento mais exato da justiça. É uma espécie de concessão que o homem faz à mulher.
 
Hoje, diz  kardec,  pôr em dúvida a alma da mulher seria ridículo. Mas, o Codificador, levanta outra questão muito séria, cuja solução só pode ser estabelecida se a igualdade de posição social entre o homem e a mulher for um direito natural. Porque se esta igualdade não passar de uma concessão do homem por condescendência, por favor, aquilo que ele der hoje pode ser tirado amanhã, devido sua força física.  

Enquanto que se essa igualdade estiver na Natureza, seu reconhecimento será o resultado do progresso e, uma vez reconhecido, será para sempre. E pergunta Kardec:
- Deus teria criado almas masculinas e femininas, fazendo uma inferior à outra?
Aí está toda a questão! Se Deus tivesse criado a alma da mulher inferior a do homem, a inferioridade da mulher estaria nos decretos divinos e nenhuma lei humana poderia modificar esses decretos.  
Ou foi o contrário?
- Deus criou as almas iguais e semelhantes! Nesse caso as desigualdades, baseadas na ignorância e na força bruta, desaparecerão com o progresso e o reinado da justiça.

Sozinho o homem só poderia estabelecer hipóteses mais ou menos lógicas, mas sempre questionáveis.Para se esclarecer teria que pesquisar no mundo extracorpóreo, que ele não conhece, e isso foi reservado ao Espiritismo que não acredita na palavra de um só homem, de um só Espírito, mas, sim nas mesmas ideias, nas mesmas orientações vindas de vários lugares, de vários Espíritos com a confiabilidade do Controle Universal das Ideias.

Ora, eis o que resulta dessas observações:

As almas ou Espíritos não têm sexo.

As almas encarnam-se, isto é, vestem-se, temporariamente, com
um corpo que  para elas é semelhante a uma roupa pesada , da qual só vão se livrar com a morte. Esse corpo as coloca em contato com o mundo material para que colaborem com o progresso do mundo que habitam, essas atividades fazem com que a alma progrida intelectual e moralmente.  A cada encarnação a alma chega mais desenvolvida, traz novas ideias e os conhecimentos adquiridos nas existências anteriores. Assim se faz o progresso dos povos, os homens civilizados de hoje são os mesmos que viveram na Idade Média e nos tempos de barbárie, e que progrediram. Os que viverem nos séculos futuros serão os de hoje, porém mais avançados, intelectual e moralmente.

Os sexos só existem no organismo e são necessários à reprodução dos seres materiais. Mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão pela qual os sexos seriam inúteis no mundo espiritual.

Os Espíritos progridem pelos trabalhos que realizam e pelas provas que devem sofrer, da mesma forma que o operário se aperfeiçoa em sua arte pelo trabalho que faz; essas provas e esses trabalhos variam conforme sua posição social. Devendo os Espíritos progredir em tudo e adquirir todos os conhecimentos, cada um é chamado a realizar diversos trabalhos e a sujeitar-se aos diferentes gêneros de provas.  

É por isso que, alternadamente, nascem ricos ou pobres, senhores ou servos, operários do pensamento ou da matéria, homens ou mulheres.

Assim se acha fundado, sobre as próprias leis da Natureza, o princípio da igualdade, pois o grande da véspera pode ser o pequeno do dia seguinte e reciprocamente ou vice-versa. Desse princípio decorre o da fraternidade, visto que, em nossas relações sociais, reencontramos antigos conhecimentos, e no infeliz que nos estende a mão pode encontrar-se um parente ou um amigo.

É com o mesmo objetivo que os Espíritos  encarnam nos diferentes sexos; aquele que foi homem poderá renascer mulher, e aquele que foi mulher poderá renascer homem, a fim de realizar os deveres de cada uma dessas posições, e sofrer-lhes as provas.

A Natureza fez o sexo feminino mais fraco que o masculino, por que
os deveres da mulher não exigem dela uma grande força muscular, como o da maternidade que exige da mulher delicadeza e doçura.

Só existe diferença entre o homem e a mulher no organismo material que termina com a morte, mas quanto ao Espírito, à alma, ao ser essencial imperecível, não existe diferença, porque não há duas espécies de almas. Assim o quis Deus em sua justiça, para todas as suas criaturas dando a todas  um mesmo princípio fundou a verdadeira igualdade.   A desigualdade só existe, temporariamente, no grau de adiantamento; mas todas têm direito ao mesmo destino, ao qual cada uma chega por seu trabalho, porque Deus não favoreceu ninguém à custa dos outros.

Com a Doutrina Espírita, a igualdade da mulher não é mais uma simples teoria especulativa, já não é uma concessão da força à fraqueza, mas um direito fundado nas próprias leis da Natureza. Dando a conhecer essas leis, o Espiritismo abre a era da emancipação legal da mulher, como abre a da igualdade e da fraternidade.

Kardec fundamenta esse seu artigo no L.E. questões 817 a 822 que fala da Igualdade dos Direitos dos Homens e das Mulheres.

Os ditados populares são sempre acompanhados de uma grande carga de verdade, não é? E este ditado não foge a regra:
- Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Ou melhor, ainda:
- Do lado de um grande homem há sempre uma grande mulher.

E do lado desse grande homem que foi Kardec uma grande mulher, embora de pequena estatura,  Amélie Gabrielle Boudet Rivail, a sra. Allan Kardec, mulher valorosa que enfrentou ao lado do esposo as tempestades das críticas, das campanhas difamatórias, das calúnias, sem medo, com a coragem dos fortes.

A doce Gaby, como a chamava Kardec na intimidade, era uma mulher delicada, mas extremamente forte.  Professora de artes e excelente miniaturista tinha vigorosa cultura geral, e foi o apoio para Kardec nas grandes lutas enfrentadas contra o poder das ciências e do clero católico e protestante. Ela acompanhava o esposo nas suas viagens para visitar os grupos espíritas que se formavam nas cidades da França e do exterior.

Leon Denis, ainda muito jovem, guardou na memória, um quadro bucólico, quando da visita de Kardec e Gabi em Tours, o carinhoso gesto de Allan Kardec subindo a uma cadeira para cortar um cacho de uvas e oferecê-lo gentilmente à esposa.

Mas o valor desta mulher se mostrou  depois da desencarnação de Allan Kardec, quando ela fundou a Sociedade para a Preservação e Continuidade das Obras de Allan Kardec. Graças a isto, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e a Revista Espírita continuaram existindo.

A mulher sempre teve um lugar de destaque na Doutrina Espírita, começando com o estudo de Kardec dos fenômenos provocados pelos Espíritos, através das meninas médiuns, Irmãs Fox, que conseguiam se comunicar com um Espírito através de pancadas na parede, em  Hydesville Estados Unidos.

Ermance Dufaux, outra menina, médium que auxiliou Kardec na Codificação do Espiritismo, ela psicografou várias mensagens contidas no Livro dos Espíritos, no Evangelho Segundo o Espiritismo e ajudou Kardec na revisão e na segunda edição do Livro dos Espíritos.
Ermance Dufaux, também, psicografou a história de Joanna Darc ditada por ela mesma.E agora como Espírito desencarnado, na erraticidade, escreve livros através do médium Wanderley de Oliveira sendo o mais conhecido deles   Reforma Intima sem Martírio.

As brasileiras como:

Anália Franco nascida no Rio de Janeiro em 1856 com 16 anos formou-se professora primária, mas, foi após a Lei do Ventre Livre que a sua verdadeira vocação se mostrou. Com a Lei do Ventre Livre (1871) os fazendeiros não queriam arcar com o custo de sustentar os negrinhos nascidos de suas escravas, mas que já nasciam livres, então eles jogavam essas crianças na rua, as que tinham mais sorte eram largadas na roda dos enjeitados da Santa Casa de Misericórdia.

Anália, então, com muita luta conseguiu negociar com uma fazendeira a doação de uma casa para ela abrigar essas crianças.

Anália muitas vezes saia às ruas pedindo esmolas para dar de comer a seus tutelados e muitas vezes não era bem vista pelas senhoras da sociedade, pois eram senhoras escravocratas.

Porém com a Abolição da Escravatura seu trabalho se tornou mais produtivo e Anália Franco quando desencarnou aos  64 anos deixou uma vasta sementeira: 71 Escolas, 2 albergues, 1 colônia regeneradora para mulheres, 23 asilos para crianças órfãs, 1 Banda Musical Feminina, 1 orquestra, 1 Grupo Dramático, além de oficinas para manufatura de chapéus e flores ;em 24 cidades do Interior e da Capital de S. Paulo.

Anália Franco era romancista, escritora, teatróloga e poetisa e era Espírita fervorosa, revelando sempre grande interesse pela Doutrina.

É impossível falar em Espiritismo e em mulher sem falar de Yvonne Pereira, ela foi segundo Chico Xavier, um exemplo de amor fraternal e  abnegação. Nasceu na véspera do Natal, 24-12-1900, no Rio de Janeiro, era chamada, carinhosamente, pela família, de Tuti.

Dona de uma mediunidade impressionante, muitas vezes, não sabia se estava falando ou vendo encarnados ou desencarnados.Possuía vários tipos de mediunidades, mas trabalhou mais com a mediunidade de cura e com desobsessão, tinha muito carinho pelos suicidas, porque sabia  que também fora suicida em outras encarnações.Psicografou o livro Memórias de um suicida do Espírito Camilo Candido Botelho que é um marco na história da literatura Espírita.

Chegando às incansáveis trabalhadoras da Doutrina Espírita do século XXI mulheres brilhantes que se dedicam de corpo e alma ao estudo e a divulgação da Doutrina Espírita como: Marlene Nobre Presidente da Associação Médico Espírita do Brasil, Suely Caldas Shubert escritora e divulgadora da Doutrina Espírita, Heloisa Pires filha de Herculano Pires,  Ercilia Zilli Presidente da Abrape Associação Brasileira dos Psicólogos Espíritas, Del Mar Gonzales Diretora do Instituto Evoluir, Dora Incontri pedagoga , Marli Rodrigues psicóloga, e inúmeras outras, que juntas com seus companheiros nos microfones da Rádio Boa Nova levam o conhecimento a um grande número de pessoas. Que se unem, também, a todas as mulheres do século XXI que conquistaram o direito de serem respeitadas em todas as áreas do  conhecimento; porém algumas conquistas foram a duras penas, como a Lei Maria da Penha, que leva o nome de uma mulher torturada pelo marido e que não abdicou de seus direitos.

A Lei Maria da Penha coíbe toda e qualquer violência doméstica contra a mulher e qualquer discriminação em qualquer lugar que seja. A necessidade dessa lei, por si só, é um indicador de que a violência e a discriminação contra a mulher ainda é um fato em pleno século XXI.

Algumas mulheres conseguiram conquistar  o mais alto cargo político de um país, a Presidência da República, como a nossa presidente, ou presidenta como ela faz questão de ser chamada, Dilma Roussef, a primeira presidente mulher do Brasil. Mas, ainda com muita desigualdade na competição com os homens porque de 192 países que compõem as Nações Unidas apenas 9 países, e o Brasil é um deles, possuem presidentes mulheres.

Lembrando, também, da nossa primeira presidente Mulher do Centro Espírita Ismael Terezinha de Fátima Sgulmar que nos representando muito bem, só nos engrandece.

E lembrando de um fato que ocorreu, há poucos dias, na entrega do maior prêmio do cinema mundial, o Oscar, Michelle Obama, elegantíssima como sempre, entregou a estatueta de melhor filme ao filme Iraniano Argo; e logicamente o fato foi divulgado pela agência de notícias Iraniana. Mas, as imagens de Michelle, que apareceram para o povo Iraniano, foram alteradas, seu vestido maravilhoso decotado de alcinhas, perdeu o decote e ganhou mangas, acabando com todo o seu charme.

O ministro da cultura e orientação islâmica Mohammad Hosscini, além de considerar o filme anti-iraniano, disse que as mulheres Iranianas devem cobrir os cabelos, os braços e as pernas. Mas, para as estrangeiras as regras são menos rígidas e cobriram apenas o colo e os ombros de Michelle Obama.

No Brasil o jornalismo do SBT comentou o fato dizendo que onde se faz guerra a primeira vítima é a verdade.

E esse fato nos leva, novamente, ao artigo da Revista Espírita de 1866 onde Kardec pergunta:
As mulheres têm alma? E responde:
- Sabe-se que isso nem sempre foi tido como certo, pois, ao que se diz, foi posto em deliberação num Concílio. A negação ainda é um princípio de fé em certos povos.  Sabe-se lá a que grau de aviltamento essa crença reduziu as mulheres na maior parte dos países do Oriente.

Portanto de 1866 para cá são passados 147 anos e nós vemos hoje que eram reais os motivos de preocupação de Kardec com as mulheres, principalmente, com as mulheres do Oriente.

São decorridos, também, 2000 anos da passagem de Jesus sobre a Terra, e continuam as injustiças contra as mulheres, contra Martas, Marias, Madalenas, Samaritanas, mulheres hemorrágicas, adúlteras, Joanas, Missionárias, benzedeiras, Médiuns, mulheres do Oriente ou do Ocidente.

Sendo que para que essa violência tenha fim bastaria seguir os exemplos de Jesus, bastaria que os homens tratassem as mulheres como fazia Jesus: sem preconceito, com justiça, com honestidade, com amor.

Amai-vos uns aos outros, como Jesus ensinou. Sejam eles homens ou mulheres!

Esta é, portanto, a visão da mulher, pela Doutrina Espírita, na compreensão de uma mulher, mãe, simples dona de casa.  

Maria José Nunes Reis. 
09-03-2013

Nahon de Castro fala sobre homoafetividade/homossexualidade e também sobre o comportamento social de Jesus (10/03/2.013)

Na manhã de hoje, domingo, dia 10 de março de 2.013, tivemos a presença, no C. E. Ismael, na sala 1, do prédio sede, do Baiano (e apaixonado por sua terra e por música) Nahon de Castro que, através de uma feliz exposição para 45 pessoas, trouxe importantes informações a respeito da homoafetividade/homossexualidade e também do comportamento social de Jesus, de uma forma divertida, musical e também muito responsável , mostrando-nos principalmente que podemos abordar assuntos sérios e até polêmicos, com a utilização do bom humor e boas reflexões.

Ambos os temas nos levam a refletir sobre nosso comportamento e os preconceitos que nutríamos em encarnações (em eras passadas) e que ainda nutrimos, ainda que veladamente, hoje.

A exposição permitiu refletirmos sobre nossas opções, nossas escolhas, e sempre que possível pautá-las dentro das leis divinas, qual delas destacadas por Jesus, a Lei do Amor.

Espiritismo e Polícia: Novo Livro de Bismael B Moraes



           O autor Bismael B. Moraes (Membro da UDEsp – União dos Delegados Espíritas), a Mageart Editora e a Mundo Maior Editora e Distribuidora têm a honra de convidar você para o lançamento do livro O ESPIRITISMO E A POLÍCIA, a SURPRESA de 2013!
..............................................................................................
           Você, de fato, conhece o “Espiritismo Cristão” e sabe o que essa doutrina reveladora pode fazer pela melhoria do convívio fraterno entre os seres humanos?
           Igualmente, já leu ou pesquisou, com seriedade, a respeito da “História da Polícia”, cujos membros saem do próprio seio da sociedade, e quais são suas reais finalidades como o “grande bem de um povo”?
           Este livro, de modo sucinto, procura responder a essas duas questões. Surpreenda-se!
..............................................................................................

Autógrafos: No 11º Encontro Amigos da Boa Nova”, no dia 7 de abril de 2013, das 8 às 18 horas, no “Espaço Prisma Eventos”, na Rua João Cavalari, nº 133 (Entrada 225 da Via Dutra, lado oposto ao Shopping Internacional de Guarulhos).

Vendas e pedidos: “Mundo Maior Editora e Distribuidora”, Rua São Gabriel, nº 364A, Guarulhos / SP, CEP 07056-909, telefone (11) 4964.4700, e-mail: pedidos@editoramundomaior.com.br

Pesquisa

Visualizações (últimos 30 dias)

Siga-nos