No Dia da Pátria

 


O Espírito Humberto de Campos (Irmão X), em Crônicas de Além-Túmulo, diz-nos que no “Dia da Pátria”, título do capítulo 13, diz-nos que muitas personalidades desencarnadas, que antigamente lutaram pela organização da nacionalidade, vêm às comemorações da Independência.

Em outras palavras, os homens e os Espíritos desencarnados se reúnem, celebrando a data festiva. Eis um trecho do capítulo:

Essas solenidades são sempre lindas e alegres, quando encaradas dentro da sua formosa significação.

As pátrias devem ser as casas imensas das famílias enormes. Unidas fraternalmente, realizariam o sonho da Canaã das Escrituras, na face da Terra. Contudo, quanto mais avançou a civilização nas suas estradas, mais o conceito de pátria foi viciado na essência da sua legítima expressão.

O mesmo se dá no dia 21 de abril, na comemoração de Tiradentes, que enfeixa o capítulo 29 “Tiradentes”. Eis um trecho do capítulo:

Dos infelizes protagonistas da Inconfidência Mineira, no dia 21 de abril de todos os anos, aqueles que podem excursionar pela Terra volvem às ruínas de Ouro Preto, a fim de se reunirem entre as velhas paredes da casa humilde do sítio da Cachoeira, trazendo a sua homenagem de amor à personalidade do Tiradentes.

Nessas assembleias espirituais, que os encarnados poderiam considerar como reuniões de sombras, os preitos de amor são mais expressivos e mais sinceros, livres de todos os enganos da História e das hipocrisias convencionais.

XAVIER, F. C. Crônicas de Além-Túmulo, pelo Espírito Humberto de Campos. Rio de Janeiro: FEB, Copyright 1937.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa