"Quadros da Alma", um grande espetáculo!

Foram dias e dias de expectativas. E, junto com a espiritualidade, o desenvolvimento integral de uma peça de teatro. Não mais uma peça teatral, mas sim uma mensagem mais direta do que os ensinamentos de Allan Kardec nos propõe há 155 anos. Uma das manifestações importantes d´alma e de busca de uma terapia das cores. Diante de uma tela branca, manifestações de um Toulouse Lautrec, de um Picasso, de um Monet e de tantos outros que marcaram as suas passagens.
Diante de um papel em branco, manifestações de letras que compõem textos mais longos, mais elaborados, moldando situações, momentos e tramas. Nas palavras a tradução de uma mensagem levada por uma outra manifestação espiritual. E do papel saiu um texto de inspiração mediúnica que foi incorporado à manifestação teatral.
E os dias se passaram. O momento foi tomando forma e sentido. O jeito simples foi sendo transformado em momentos de acertos e horas incansáveis de ensaios. Uma produção simples, amadora com jeito profissional, de pessoas que passaram um tempo não muito longe criando outras situações em outros momentos de felicidade. Sem grandes passos do tempo, jovens que hoje se vestiram de outras responsabilidades, mais maduros.
Esses mesmos jovens retomam o que fizeram e novamente se transformam em atores e atrizes. No mesmo compasso do tempo, os ensinamentos de um maestro que sabe onde são as colocações e posições certas de cada personagem. No lugar modesto, até improvisado adequadamente dentro das normas de um espetáculo, a transformação do tempo e do espaço. Uma viagem que vem do passado e se impulsiona para o futuro.
Dentro de uma sala por onde se passaram personagens vivos e com suas almas em busca de ajuda, "abrem-se as cortinas" para "Quadros da Alma", uma peça com inspiração mediúnica que foi trazido a Alexandre Fernandes no texto e transformada na orientação de Aguinaldo Gabarrão e equipe de 12 pessoas diretamente no palco e na produção. Em tempo curto foi montada e ensaiada em apenas seis encontros do grupo, que se formou novamente para homenagem aos "50 anos do Centro Espírita Ismael".
E, por trás da peça de 34 minutos, muitas horas de trabalho de bastidores. Até antes do espetáculo, na montagem no sábado à noite, foram consumidas mais de 6 horas para "levantar" o palco, os cenários, o som, a iluminação e outros detalhes. Isto avançou pela madrugada, até 3 da manhã, e às 8 horas o pessoal já estava de volta para o espetáculo. Depois da apresentação da peça, mais algumas horas da desmontagem e dos acertos na sala do Centro Espírita Ismael. Tudo feito com muita dedicação, vontade e amor.
Foi um grande espetáculo, digno de muitos aplausos e reconhecimento. Aconteceu domingo passado (30/09) em uma manhã com muito Sol e transbordante de alegria. Abaixo, o depoimento do diretor Aguinaldo Gabarrão e do autor do texto de inspiração mediúnica Alexandre Fernandes. E com as atrizes Ximena Moraes, Mariany Monttino, Eliane de Souza e Ariádna Assis. E também do artista gráfico/designer Fábio Vicente. Esses depoimentos traduzem muito bem o que foram os momentos vividos pelo pessoal diretamente ligado ao espetáculo.

 
Um dia de cores com "Quadros da Alma" - por Aguinaldo Gabarrão - "A beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração, às vezes de entusiasmo".

"A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na Terra não percebemos senão um reflexo. Para contemplá-la em todo o seu esplendor, em todo o seu poder, é preciso subir de grau em grau em direção à fonte da qual ela emana, e esta é uma tarefa difícil para a maioria de nós".
Os trechos acima foram extraídos do livro "O ESPIRITISMO NA ARTE" de Léon Denis para explicar um pouco do que senti quando vi o resultado de um grupo que após 16 anos reencontrou-se para homenagear ao aniversariante: o centro espírita Ismael. Quando trabalhamos com arte, muitas vezes, não temos a ideia precisa do alcance do nosso trabalho. E o que vi no dia 30 de setembro de 2012 foi um grande congraçamento. Por meio da arte as pessoas refletem, fruem, divertem-se.
A arte tem um poder tão grande que na história humana sempre encontramos governos que tentaram silenciar os artistas e seu produto criativo, por considerá-lo perigoso, por despertar as consciências e provocar a reflexão que dá ensejo à mudança ou então, vimos governos usar a arte a favor do estado para representar sua ideologia e reafirmá-la diante de seu povo.
Diante desse fato histórico como podemos deixar de considerar a importância da arte? E quando essa arte vincula-se às realidades imortais do espírito "... um campo completamente novo se abre ao artista..." como é lembrado por Kardec em Obras Póstumas.
Além dessa confraternização pelo aniversário de 50 anos, importante e necessária, é preciso também exercitar a reflexão de seus trabalhadores e dirigentes quanto aos rumos e diretrizes que o Centro Espírita Ismael quer para os próximos 50 anos.

A história do CEI prova, mais do que qualquer discurso, que a arte atrai o jovem, ajuda-o na escolha de seus caminhos, em sua formação como ser integral e, fixa o jovem na casa espírita, porque ele encontra interesses comuns e descobre que pode expressar-se em seus anseios por meio do teatro, da dança, da música. Ele, o jovem, sente-se integrado a um grupo, algo tão importante a qualquer um de nós: ser acolhido, num ambiente de descontração, criatividade e estudo focado em sua realidade.
Quando nos reunimos para homenagear o Centro Espírita Ismael e, portanto, seus trabalhadores e frequentadores de ontem e de hoje, também havia em nosso íntimo, o desejo de promover um renascimento dessas ações que marcaram positivamente as vidas não só daqueles que participaram, mas de todos os que fruíram essa arte.
E exemplo disso, foi esse grande reencontro de domingo passado, onde percebemos o quanto a arte toca o coração do espírito quanto mais ela se aproxima do ideal Divino: a representação do bem e do belo. Obrigado a todos!".
Uma alegria e satisfação de presenças – por Alexandre Fernandes - Um domingo prá se acordar cedo por algo que me encheria os olhos.
Quando sentei naquela cadeira que um dia me abrigou como aluno da Juvescei, me senti diferente. Agradeci em silêncio por conhecer a Doutrina Espírita.
Quando escutei da cortina imaginária do espetáculo se abrir, sabia que algo novo e emocionante estava prestes a acontecer, só não tinha noção de quanto isso pesaria nas minhas emoções.

A cada cena, eu sentia a respiração das pessoas estavam sentadas naquele salão, sentia quanto ansiavam pela busca da informação, pela energia do riso, pelo interesse do tema, eu sentia que ali sentadinho no meu canto, estaria pronto para um novo momento.
Um domingo de Sol, fora e dentro da sala.

O "Quadros da Alma" se despediu do público e o blackout ao fim do espetáculo trouxe uma explosão de palmas, as pessoas se levantando, os atores se perfilando, e a alegria em forma de choro inundaram a sala 25 da Casa de Ismael.
Acabou a peça, crianças correndo impacientes pelo colo de seus pais e mais uma vez a emoção ganha coro com das pessoas com as perguntas, depoimentos e alegrias que os presentes puderam compartilhar conosco. Os amigos: os novos e os antigos com a alegria do reencontro e a alegria de mais uma vez fazer arte dentro da casa de Ismael.
A emoção nova de receber com timidez o: "Meus Parabéns!". Cada abraço, cada sorriso me fez pensar que valeu a pena.
Cada amigo que foi nos assistir, cada desconhecido que conhecemos ao fim da apresentação, devemos nosso muito obrigado!

Aos amigos do Crecin, só posso engrossar o coro da platéia com palmas de pé!
Um domingo de transformação.
A mágica do teatro se encerra mais uma vez com o contra-regra puxando a maquinaria que fecha a cortina imaginária do palco principal. Só por hoje! Só por hoje o espetáculo é finalizado, até a próxima apresentação!. Obrigado por tudo!"

Atitudes e palavras -- por Ximena Moraes -- "Quando o servidor está pronto..."
Percebo, nessa movimentação toda, que atendemos a um chamado. Envolvidos já estávamos, desde sempre, com este compromisso.
Descobrimos neste processo que atitudes são mais fortes do que palavras e palavras dificilmente traduzirão este momento tão especial.
Revelações, descobertas, respostas...
Reencontro de personalidades tão diferentes, com qualidades e defeitos, que só a espiritualidade amiga, conhecedora de nossas afinidades, do respeito e do amor que temos uns pelos outros, saberia equacionar, em prol de um objetivo maior.
Um querer bem e um querer realizar, que nasceu há muitas décadas, dentro da Moral Cristã do Centro Espírita Ismael. Mocidade Carmen Cinira... Nesta casa, aprendemos a nos conhecer, a acreditar nos ensinamentos da doutrina espírita e a trabalhar, com muita alegria, multiplicando isso tudo, através das reuniões de estudo nas tardes de sábado, nas gincanas, que movimentavam outros núcleos, no teatro, que solidificou nossa amizade, pois tinha a magia de poder de tocar, provocar e contagiar os visíveis e os invisíveis.
Oferecemos o que tínhamos de mais genuíno para os 50 anos do CEI e revivi, naquele domingo, a simplicidade familiar das festividades que marcaram a história da casa.
Um reencontro, o fechamento de um ciclo, possibilidade de novos caminhos... Obrigada."


Nas palavras de Carmen Cinira - por Eliane de Souza.


"       Uma simples palavra humilde e boa

   Que esclareça e reanime

   Traz consigo o milagre, amplo e sublime,

   Do amor que regenera e aperfeiçoa.”

                                               ( Carmem Cinira, in "Uma simples palavra")

" Carmem Cinira, que dá nome ao grupo CRECIN, nesses versos nos fala da palavra e seu poder transformador. Poetisa, artista do sentimento, ela nos inspira sempre e traduzimos seu amparo usando palavras em cenas. Cenas do coração, da vida, do ontem e hoje, do futuro; cenas de dor, de revolta, de verdade; cenas de amor, cenas que resgatam. Isso é o teatro que fizemos durante anos. Isso é o teatro que reencontramos naquele domingo, 30/09, através de “Quadros da alma”. Em cada cena, contamos mais do que histórias, contamos fragmentos de vida real, contamos parte de nós, contamos seres humanos. E ao contar, reencantamos-nos, reencontramo-nos, resgatamo-nos e refazemos caminhos. Que a estrada reaberta naquele domingo ensolarado, pintado com cores de vida, reconduza-nos ao trabalho na Arte, colorindo novos quadros de palavras e ações, para revelar almas. Gratidão infinita, aos dois planos da vida... . Grata."

O renascer das ações – por Mariany Monttino –"Todos já descreveram tudo tão bem: A festa, as cores, as emoções afloradas e a espiritualidade envolvendo aquilo tudo tão plenamente e nos fazendo sentir que somos mesmo todos um. A arte tem mesmo esse poder de se tornar uma linguagem universal. Foi o teatro que me levou pro espiritismo e me ajudou a ter respostas pra perguntas que eu ainda nem tinha feito, por ser jovem demais. E enquanto as respostas vinham, eu tive a oportunidade de estar em meio a amigos queridos, curtindo nosso teatro, o violão dos meninos, as pizzas na calçada do centro, os pedidos de alimentos de porta em porta pras gincanas da mocidade, as brincadeiras de mímica, os estudos, as orações, e os etcs todos. Como diz a Joana "Eu me fiz nessa casa e tudo o que eu sou devo a ela". Sei que me tornei uma educadora muito consciente e posso dizer que minha vida é exatamente o que eu plasmei ainda no plano espiritual, antes de reencarnar, mas sem ter passado pelo Ismael, dificilmente teria essa certeza. Por tudo isso, mais uma vez quero expressar minha gratidão pela oportunidade de reviver isso tudo com os amigos queridos de sempre, no espaço dessa casa querida que sempre acolheu a todos com carinho. E ainda, reforçar a importância que o teatro tem dentro da casa espírita. Se minha mãe tivesse me convidado para assistir uma palestra, como já tinha feito várias vezes, dificilmente eu teria ido, porque aos 17 anos a gente não quer saber dessas coisas. O jovem se sente atraído pelo jovem e pela cor, pela vida e pela alegria que a juventude representa. Foi isso o que eu encontrei no Ismael naquele dia em que me senti tentada a aceitar o convite de minha mãe para assistir "Reconstrução", mais uma das peças da Mocidade. O pessoal me recebeu com muito carinho e até ganhei uma ponta de participação na peça para as outras apresentações. Amei e minha vida a partir dali tomou os rumos que precisava tomar. E viva a arte! E viva o teatro na casa espírita! . Grata pelo que vivemos!"

Um coração cheio de alegrias – por Ariádna Assis – "Depois de tantos anos sem atuarmos juntos, esse reencontro só podia ter um gosto especial... A afinidade do grupo associada ao amor que sentimos pelo teatro facilitou a conclusão deste lindo projeto que não é nosso, mas da Casa de Ismael e da Espiritualidade, sempre nos apoiando com muito carinho. Não posso encerrar este comentário sem agradecer ao CEI pela oportunidade de retornar e também ao apoio dos amigos desta casa que nos ajudaram muito na conclusão deste projeto. Este domingo inundou meu coração da mais plena alegria. Posso dizer que voltei pra minha casa. Obrigada a todos que compareceram para prestigiar e compartilhar conosco este momento. Paz e bem!"

Tarefa e um novo ciclo - por Fábio Vicente -- É engraçado. Agora que o evento passou somos capazes de perceber certas nuances...

Pra mim, que passei a peça toda na platéia, lembro agora dos olhares curiosos, as cabeças se esticando a cada movimento dos atores. a respiração profunda nos momentos de emoção. Mesmo as crianças: um silêncio, uma atenção! E os longos aplausos no final, então?

Tarefa cumprida. É um misto, uma soma do apoio dos bons espíritos, que ajudaram - e muito! - para que o espetáculo ficasse redondo em tão pouco tempo, com o anseio das pessoas presentes em ver uma celebração "à moda antiga" - o teatro - que durante tantas décadas acompanhou os festejos da casa. Gente muito engajada em fazer e gente com muita vontade de ver.

É o fechamento de um ciclo, que pode até dar frutos - tomara! ... O reencontro de espíritos encarnados e desencarnados que, acima de todos seus defeitos, por amor à arte e acima de tudo por gratidão à casa de Ismael, puderam trazer esse festival de cores e emoções que preencheram aquela manhã de domingo de todos os presentes com sorrisos e lágrimas. Obrigado."

 
Atenção/Importante -- No Facebook alguns trechos extraídos do programa da peça, outros depoimentos e algumas fotos.


E deixem também as suas mensagens. Mais abaixo, postada em 02 de setembro passado, temos a nota com o título "O espetáculo está para começar" e chamada para 107 fotos dos ensaios, que foram postadas no Facebook/Centro Espírita Ismael.

É um bom momento para rever as fotos e reler o texto nos primeiros passos da peça. Vamos participar! Mande os seus comentários.
-----/


1 comentários:

Foi simplesmente espetacular, muita emoção, parabéns a todos e muito obrigado pelo que proporcionaram a nós.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa