E o espetáculo está para começar...

O cenário está montado, cadeiras retiradas e outras empilhadas. Um domingo, de muito Sol lá fora. Onde fica a tribuna, na sala 25 da prédio sede do Centro Espírita Ismael, em São Paulo, a transformação de um palco de teatro, com os tapumes pretos fechando o espaço. Ali, a transformação de um trabalho que começou muito cedo para mais um ensaio – o quarto -- da peça “Quadros da Alma”, um texto de inspiração mediúnica escrito por Alexandre Fernandes e dirigida pelo Aguinaldo Gabarrão e com a assistência de André David.

É lembrar dos velhos tempos, aqueles mesmos que a Mocidade Carmen Cinira tinha atuação muito intensa com os jovens do Centro Espírita Ismael. O trabalho de espetáculos teatrais que marcaram a passagem do tempo na história de nossa Casa. Que hoje, ao comemorar 50 anos, voltam à evidência em uma homenagem por todo esse tempo de construção de muita paz e amor! Até em complemento ao que está nas páginas do livro “50 Anos do Centro Espírita Ismael”, organizado pelo presidente Sérgio Biagi Gregório, e nas palestras históricas de nossa Casa, recentemente marcadas pelo Mauro Gomes – que também teve uma atuação forte naquela época da Mocidade.

Depois de uma pequena concentração e de uma prece de abertura, com muitas vibrações de fé, lá estão os atores em cena, neste ensaio que busca todos os pontos de fala e entradas. Marcações no palco. Normal, muito normal, erros e acertos. Passos e descompassos. E no meio de tudo, nos erros e acertos, muita alegria de todos os participantes. É um momento de reconhecimento, de agradecimento, de satisfação de estar ali, de reviver os bons momentos. E os acertos sobressaem aos erros, vai-se dando forma em busca da perfeição. Tudo no comando do diretor da peça, que para, corrige...chama a atenção... e continua onde parou.

Todos em cena, com muita dedicação... Lá estão eles: Ximena, Eliane, Mariany, Mariana, Paulo, Ariádna e José Paulo. Tudo renasce nos gestos, nos passos, nas gesticulações e nas falas. Cadê a “deixa”? Sente-se no ar que cada um dos atores busca o melhor de si lá dentro, colocando para fora a sua participação na homenagem que acontece no domingo dia 30 de setembro, às 10 da manhã. Enquanto o dia não chega, à frente dos ensaios o comando de som nas mãos de Flávia Rigazzo, ao lado da direção de Aguinaldo, David e Alexandre. (Ficha técnica no final).

Um espetáculo de quase uma hora para muitas horas de dedicação em ensaios. Agora foi o quarto ensaio e ainda teremos mais três nos próximos domingos. Imagine só de ensaios o que teremos de horas... e o que se estudou do texto... as passagens... e os preparativos de roupas, cenários e material de produção. Aí não se conta mais por horas, mas por dias, por semanas... Um tempo grande de dedicação para levar o melhor no dia da grande apresentação. Tudo feito com muita dedicação, como os cinco quadros de pintores famosos – ainda há um de Tolouse Lautrec -- produzidos pelo artista Fábio Vicente, que levou um tempo muito grande preparando-os e, com muita satisfação, foi levá-los no ensaio. E ainda deu, no local, os últimos retoques nas pinturas. E todo mundo ajudou a colocar os cinco quadros nos painéis do palco – o que deu um brilho a mais!

Aquela expectativa, ainda há aquele “friozinho da barriga”, um pouco de “arrepio”, como se fosse a primeira vez que esses atores e produtores se colocarão à frente do público. Uma época que ficou na história e que hoje tem vidas mais maduras, com famílias de responsabilidades. O tempo passou! Crianças e jovens para uma nova geração de pais que deixaram a marca nos palcos de vidas no Centro Espírita Ismael. E que viverão novamente os “velhos tempos”... nas lições do que aprenderam e no que podem ensinar.

Um belo espetáculo está para entrar em mais um capítulo da história do Ismael. Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo... no dia 30 de setembro, um domingo de manhã, às 10 horas, com muito Sol lá fora e muito amor e dedicação aqui dentro da sala 25, marco do Ismael! Uma peça com texto levando às reflexões sobre a relação da pintura com o espírito. Cores, paisagens e movimentos que se tornam os condutores no espetáculo. No final, 30 minutos para a participação da plateia, com perguntas e reflexões.

Senhores e senhoras... Não percam o espetáculo no domingo dia 30 de setembro, às 10 da manhã. Chegue um pouco antes. E lembrem-se que as vagas são limitadas, com inscrições antecipadas na Secretaria, telefone 2242.6747 ou no e-mail ceismael@ceismael.com.br.

Abaixo, o relato do diretor Aguinaldo Gabarrão, com a sua visão e os seus conhecimentos, conduzindo uma equipe e o melhor do espetáculo:

4º ENSAIO – 02/09/2012 – domingo de manhã – Produção “Quadros da Alma” – Local: Sala 25 do Centro Espírita Ismael – Unidade I – “ O dia hoje foi intenso. Cumprimos toda a programação. Realizamos dois ensaios corridos e ainda houve tempo para ensaiar cenas fragmentadas: eu dirigi uma cena com a Mariany e Mariana, o André acompanhou a Ximena e Eliane e o Alexandre acompanhou o Paulo e Ariádna uma vez que o nosso querido amigo José Paulo precisou sair um pouco mais cedo em virtude de compromissos assumidos anteriormente. O Maurício Benassatto, jornalista responsável pelo registro e divulgação dos eventos em mídias realizou um trabalho paciente e produtivo, fotografando o espetáculo inteiro, além de bastidores e outras particularidades que não escaparam ao seu olhar experiente e sensível.

Além disso, tivemos a presença do nosso programador visual e grande amigo Fábio Vicente. Ele trouxe 5 quadros produzidos em estilos de diferentes períodos e artistas. Com sua costumeira modéstia, apresentou cada uma de suas criações que integram os adereços cenográficos do espetáculo. Foi mais um momento de grande emoção. O quadro principal, que eu considero um personagem neste espetáculo, e que aparece nesta foto, tem a força e o magnetismo que move todas as personagens à sua volta. O Fábio ainda produzirá mais um quadro, aquele que será reproduzido pela médium Tereza, uma espécie de “cópia inspirada” a partir do grande quadro central do artista Toulouse Lautrec. O espetáculo ganha dia a dia cor e forma”.


Atenção: veja as 105 fotos com as cenas do ensaio e mais os bastidores no http://www.facebook.com/centroespiritaismael



Ficha técnica

Elenco:
Joana (recém-desencarnada): Ximena de Moraes
Amélia (trabalhadora do Plano Espiritual): Eliane de Souza
Fausto (trabalhador do Plano Espiritual) e Toulouse Lautrec (pintor): José Paulo
Adalberto (artista do Plano Espiritual): Paulo Rigazzo
Teresa (médium): Ariádna Assis
D. Clara (mãe de Joana): Mariany Monttino
Joana menina: Mariana Assis e Silva

Voz em off: Flávia Rigazzo

Direção: Aguinaldo Gabarrão
Assistentes de direção: André David e Alexandre Fernandes

Projeto Gráfico, Programa da Peça e Cartaz: Fabio Vicente
Projeto de Iluminação, Operação de luz e Seleção Musical: Alexandre Fernandes
Gravação da trilha sonora e efeitos: André David
Composição das Músicas: Gnossiennes e Gymnopédies (3) para piano e Valses Distinguées Du Précieux Dégoûte por Erik Satie; Concerto a Cinco em Si Bemol Maior por Tomaso Giovanni Albinoni; Concerto Grosso em Ré Menor – Allegro por Antonio Vivaldi.

Diário de Encenação: Nanci Ricci
Operação de Som: Flávia Rigazzo

Revisão de textos: Eliane de Souza
Adereços Cenográficos (Pinturas): Fabio Vicente.
Concepção de Cenografia e Figurinos: Aguinaldo Gabarrão
Preparador Corporal: José Paulo
Fotos de Cena: Mauricio Benassatto
Divulgação: Departamento de Eventos do CEI

Produção: Grupo CRECIN


mb/ag-02/09/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa