As celebridades da Doutrina Espírita

Na página do site do CEIsmael: http://www.ceismael.com.br/bio/bio.htm encontramos o item "Vultos do Espiritismo", com o perfil/biografia de algumas celebridades na Doutrina Espírita:  Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Cairbar Schutel, Camille Flammarion, Chico Xavier, Deolindo Amorim, Divaldo Pereira Franco, Ernesto Bozzano, Eurípedes Brasanulfo, Gabril Delanne, João Huss, José Herculano Pires e León Denis. Reproduzimos abaixo o perfil/biografia de Cairbal Schutel. No final de sua palestra, no sábado passado (25/02), o nosso companheiro Fábio Fadel comprometeu-se no envio semanal de biografias destas celebridades, com alguns outros detalhes.
Cairbal Schutel
Dados pessoais:
Nome: Cairbar de Souza Schutel
Nascimento:22 de setembro de 1868, no Rio de Janeiro
Homem: farmacêutico, prefeito da Cidade de Matão e espírita. Desencarne: 30 de janeiro de 1938, em Matão.

1. CONVERSÃO AO ESPIRITISMO
Nascido em família católica, batizado aos 7 anos de idade, Cairbar Schutel cumpria suas obrigações perante a Igreja de Roma. Entretanto, já adulto e vivendo em Matão, passou a receber, em sonhos, a visita constante de seus falecidos pais, porque ele ficara órfão de ambos com menos de 10 anos de idade. Insatisfeito com as explicações de um padre para o fenômeno, Schutel procurou Quintiliano José Alves e Calixto Prado, que realizavam reuniões de práticas espíritas domésticas, logrando então entender a realidade do mundo extra-físico.
2. PARTICIPAÇÃO NO MOVIMENTO ESPÍRITA
Convertido ao Espiritismo, cuidou logo de legalizar o Grupo (hoje Centro) Espírita Amantes da Pobreza, cuja ata de instalação foi lavrada no dia 15 de julho de 1905. Resolvido a difundir a Doutrina Espírita pelos quatro cantos do mundo - e mesmo vivendo em uma pequena e modesta cidade no interior do Brasil -, o "Bandeirante do Espiritismo", como ficou conhecido Cairbar Schutel, fundou o jornal "O Clarim" no dia 15 de agosto de 1905, e a RIE - Revista Internacional de Espiritismo no dia 15 de fevereiro de 1925, ambos circulando até hoje.
Além disso, o incansável arauto da Boa Nova, com todas as dificuldades da época e da região, viajava semanalmente até a cidade de Araraquara para proferir, aos domingos, as suas famosas 15 "Conferências Radiofônicas", pela Rádio Cultura de Araraquara (PRD - 4), no período de 19 de agosto de 1936 a 02 de maio de 1937.
3. OBRAS

Escreveu, entre 1911 e 1937, os seguintes os livros:
O Batismo;
Cartas a Esmo;
Conferências Radiofônicas;
Histeria e Fenômenos Psíquicos;
O Diabo e a Igreja;
Espiritismo e Protestantismo;
O Espírito do Cristianismo;
Os Fatos Espíritas e as Forças X...;
Gênese da Alma;
Interpretação Sintética do Apocalipse;
Médiuns e Mediunidades;
Espiritismo e Materialismo;
Parábolas e Ensinos de Jesus;
Preces Espíritas;
Vida e Atos dos Apóstolos;
A Questão Religiosa;
Liberdade e Progresso;
Pureza Doutrinária;
A Vida no outro Mundo;
Espiritismo para Crianças;


4. ESFORÇOS PARA PUBLICAÇÃO

Adquiriu máquinas, papel, tinta, cola e outros insumos para impressão, procurando escolher sempre material de primeira categoria. Desse esforço surgiu a Casa Editora O Clarim, que hoje emprega inúmeros funcionários em Matão, tendo publicado mais de cem títulos de obras de renomados autores, encarnados e desencarnados.
5. COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA
Dizem algumas comunicações mediúnicas que o Espírito Cairbar Schutel está, no mundo espiritual, encarregado pela divulgação do Espiritismo na Terra; sendo confirmada tal informação, essa nobre tarefa está muito dirigida, porque o movimento espírita deve muito ao querido "Bandeirante do Espiritismo", assim como à sua digníssima esposa Dª. Maria Elvira da Silva Schutel, pois, como diz a sabedoria popular, ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher!

Fonte: Grandes Vultos do Espiritismo.

(26/02-domingo-23h40)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa