Um debate sobre o nosso dia a dia.

No sábado passado (07/01, às 20h00), iniciou-se no Centro Espírita Ismael/São Paulo o PROJETO CONVIVÊNCIA, de iniciativa do Departamento de Ensino Doutrinário, com ênfase a aspectos de convivência dos seres humanos. Uma oportunidade onde as pessoas são convidadas, como o foram, a dialogar no que diz respeito a aspectos do dia-a-dia, buscando remover ou oferecer elementos e ferramentas para a mudança de paradigmas. Com o tema: "A importância da Fé: Quem crê chega onde deseja", foi exibido um vídeo (propaganda de uma empresa de energia eólica) que demonstra a importância de acreditarmos em nossas ideias, colocando-as em prática,  ainda que pareçam ser impossíveis ou que fujam do razoável estabelecido pelo senso-comum. E para confronto, foi também realizada a leitura da lição: "A história da Aranha", do livro de autoria de Emmanuel, na psicografia de Francisco Cândido Xavier, de título: "Agora é o tempo" - leia o livro em 38 páginas no link: 
http://www.stanczyk.net.br/Downloads/Agora_e_o_tempo_-_Emmanuel_(FCX).pdf . Uma obra quase desconhecida do médium mas que traz diversas histórias que nos orientam no que diz respeito a agirmos no dia-a-dia, de fácil leitura, compreensão, porque o autor (Emmanuel) utiliza-se muito de histórias para trazer referências a nossas ações. A participação dos presentes (20 pessoas estavam presentes à atividade) foi bem enfática e foram discutidos muitos assuntos de relevância:

a)      a dificuldade de colocar em prática os ensinos espíritas,
b)      a importância da reforma íntima,
c)       a pensamento e sua formação,
d)      a importância de controlarmos o pensamento e sua dificuldade,
e)      questões sobre o padrão vibratório, sua formação, e as ferramentas que temos para sua modificação,
f)       a obsessão, sua ação e sua origem,
g)      a grande preocupação dos Centros Espíritas a respeito da obsessão e as consequências disso,
h)      a importância de mudarmos a forma como enxergamos as coisas
i)        a importância do Centro Espírita: a questão da reunião de espíritas (estudo), da assistência espiritual e da assistência social,

Ao final, foram realizadas vibrações (especialmente direcionadas a pessoas com problemas psico-mentais, aos hospitais psiquiátricos), um passe espiritual coletivo aos presentes e uma prece final.

Todos os presentes foram convidados para, no próximo sábado (14/01 – 20h00), estarem presentes para discutir o tema: "Como medir as conseqüências do que fazemos?" (Leia mais sobre o assunto com o calendário e temas na nota publicada abaixo, com o título "Um novo espaço para debates").

E para reflexão, como produto do que foi discutido, o organizador da mesa de discussão resume a participação dos presentes na seguinte observação: "Em todas as circunstâncias, lembrar-se de que o Espiritismo expressa, antes de tudo, obra de educação, integrando a alma humana nos padrões do Divino Mestre".

O PROJETO CONVIVÊNCIA é uma iniciativa do Centro Espírita Ismael, criando um espaço para discussão e debates a respeito de aspectos da Doutrina Espírita  aproveitáveis no dia-a-dia das pessoas,  auxiliar na solução de problemas comuns, tendo como premissa básica o fato de sermos espíritos com possibilidade de aprendermos com nossos erros. É uma ferramenta para quem quer descobrir como realizar a tão falada "Reforma Íntima". Não é um curso. Não exige inscrição. Participe! Compareça.

(Enviado por Marcelo Stanczyk – coordenador das palestras e do Projeto Convivência)


1 comentários:

Projeto Convivência
Foi uma excelente ideia, tendo em vista que todos temos muita dificuldade em aplicar os ensinamentos da doutrina nos problemas
do dia a dia. Percebemos também que nas aulas e palestras todos temos duvidas e comentários e não há tempo suficiente para todos falarem.
Helena de S. Ferraz Lima
Guarulhos - SP

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa