Os ensinamentos aos sábados.

Aconteceu  neste último sábado (28/01) o quarto encontro do PROJETO CONVIVÊNCIA, que nesta ocasião contou com a presença de apenas nove pessoas. Foi abordado o tema: "O que eu faço pelo outro", quando foi exposto um vídeo produzido por uma ONG latino americana que trata do câncer infantil (Niños com câncer). No vídeo, a história de uma garotinha (por volta de 4 a 5 anos) que estava cortando os próprios cabelos, no banheiro, e os recolhendo em sua camiseta. Neste ponto, os pais adentram à sua casa  trazendo seu irmão mais velho (com câncer e sem cabelos) com um boné. E a garotinha oferece ao irmão os chumaços de cabelo, que sorrindo agradece e coloca na irmã seu boné. O interessante dessa imagem foi o caráter sensível da irmã que, ao invés de cortar todo o cabelo para parecer-se com o irmão (doente), ela resolveu retirar de seu próprio cabelo para que ele (o irmão) se parecesse com ela (saudável). Em confronto, foi analisado um poema de Casimiro Cunha, psicografia de Francisco Cândido Xavier, inserida no livro: "Gotas de Luz" (edição da FEB), chamado "Confraternização". Um poema interessante pois retrata os caminhos ideais daqueles que estão envolvidos com o próximo, como quem estivesse explicando aquela máxima de Jesus: "Fazei ao próximo, o que você faria a si mesmo". Embora com poucas pessoas presentes, os debates não perderam os brilhos, já  que o tema facilitou profundas análises com relação a questões como:

        (*)     Casamento e os relacionamentos;
        (*)     Filhos e como relacionar-se com eles;
        (*)    Trabalho e relacionamentos no trabalho;
        (*)    Quem é o nosso próximo?;
        (*)    Ação e reação nos relacionamentos que temos; e
        (*)    Como tomar as melhores decisões.

Enfim, mais essa etapa de trabalho permitiu clarificar muitos conceitos espíritas que não estavam tão bem compreendidos, ou não estavam sendo bem aplicados. E para a próximo sábado (04/02),  estudaremos o tema: "Como lidamos com aqueles que estão abaixo de nós", ocasião onde se deseja tratar do orgulho, vaidade, medo e outras sensações que tomam conta de nós.  E, com isto,  ao invés de permitir o crescimento, acabam por atrapalhar. 

E para a última semana (11/02) será a vez do tema: "Minha atitude é meu futuro", momento em que se buscará enfeixar todas as reflexões anteriores e colocá-las como um plano para um futuro melhor,  encerrando o ciclo de análises e o PROJETO CONVIVÊNCIA.

Na semana de 18 de fevereiro estaremos sem atividade por conta do feriado do Carnaval. Logo após,  no dia 25/02, reiniciam-se as Palestras Públicas, com FÁBIO FADEL, um pesquisador e  estudioso do Espiritismo. Fadel é instrutor no Centro Espírita Ismael junto ao 1º do Curso de Educação Mediúnica, no período  verpertino.  É também palestrante em vários Centros Espíritas. Agora, nesta palestra,  vai expor o tema: "A arte de recomeçar", quando nos fará compreender a necessidade/possibilidade de fazermos um novo final sempre, a todas as possibilidades que se apresentam no dia-a-dia da nossa vida, e com isso também planejar um novo recomeço.

Venha, compareça ao PROJETO CONVIVÊNCIA aos sábados, às 20h00, e também no retorno da Palestras Públicas. Participe... chame parentes, amigos e vizinhos.

(Colaborou Marcelo Stanczyk)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa