Um novo espaço para debates.

No período de férias das palestras públicas, que engloba janeiro e fevereiro de 2012, o Centro Espírita Ismael está lançando o PROJETO CONVIVÊNCIA, que será realizado aos sábados, das 20h00 às 21h30, no espaço da sala 1 (entrada do prédio). O horário segue o mesmo das palestras públicas, já que esse projeto pretende não deixar um “espaço” vazio nas atividades da Casa, justamente no momento que as palestras são utilizadas para levar conhecimento ao público participante.

              Venha e participe. Não há necessidade de inscrição. Os debates não serão gravados e nem filmados para veiculação interna e nem externa (You Tube).  Na abertura deste novo espaço, teremos o tema de discussão: “A Importância da fé: quem crê chega onde deseja” – veja abaixo a programação completa de janeiro e fevereiro. O Projeto Convivência foi idealizado como um espaço para as pessoas estudarem aspectos do cotidiano. Queremos proporcionar uma discussão em temas ligados ao dia-a-dia, utilizando-se os conhecimentos morais e filosóficos que a Doutrina Espírita traz embutida dentro de si. E, para tanto, serão utilizados alguns recursos que auxiliarão no aprendizado:

             a) Recursos audiovisuais – o uso de breves filmes e vídeos que permitam refletir sobre aspectos do dia-a-dia, enfeixando formas de comportamento adequadas ou inadequadas a serem tomadas.

             b) Leitura de livros recomendados – Serão selecionados trechos de obras espíritas que serão utilizadas na reflexão durante os debates com vistas a fornecer material prático para utilizarmos em situações semelhantes;

            c) Debates e discussões – Não serão utilizadas palestras, e sim mesas abertas de discussões com a finalidade da participação de todos os presentes, já que o mais importante, no caso, é a busca de informações e conhecimento. A participação das pessoas permitirá que elas colaborem no resultado final dos momentos de reflexão.

           d) Sugestões de livros -- Proposta de leitura de outras obras espíritas com a finalidade de assentar as informações colhidas nos momentos de reflexões e aplicação imediata no dia-a-dia.

           Segundo o nosso companheiro e idealizador do Projeto Convivência, MARCELO STANCZYK, há a necessidade inicial da participação das pessoas. Como se trata de uma atividade que visa a aplicabilidade imediata dos conceitos espíritas, não foram estabelecidos critérios de participação, podendo participar pessoas que tenham ou não freqüentado os Cursos da Casa (EEM/Aprendizes do Evangelho/Mocidade). E, também, as pessoas irão participar na medida do interesse que elas possuam, ou seja, elas podem apenas participar na condição de ouvinte.

          Stanczyk acrescenta que como não se trata de um curso, não existe a necessidade de comparecimento em todos os módulos do Projeto, entretanto, ausências poderão trazer menos benefício que o esperado. Durante os debates, as leituras serão projetadas através de recursos no Power Point, com o objetivo de facilitar o acompanhamento dos presentes. E, no final, as leituras recomendadas serão distribuídas em panfletos, com um breve resumo dos itens debatidos.

Calendário e temas/ Projeto Convivência - janeiro/fevereiro de 2.012:

JANEIRO/2012

1ª semana (07/01/12) – “A Importância da fé: quem crê chega onde deseja

2ª semana (14/01/12) – “Como medir as consequências do que fazemos?”

3ª semana (21/01/12) – “Como aprender a valorizar cada instante da nossa vida

4ª semana (28/01/12) – “O quanto eu faço pelo outro?”

FEVEREIRO/2012

1ª semana (04/02/12) – “Como eu me relaciono com aqueles que estão abaixo de mim?”

2ª semana (11/02/12) – “Minha atitude é meu futuro”

Final – entra em seguida a semana do Carnaval – Retorno das palestras públicas.




(MB-29/12)



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa